Entrevista:O Estado inteligente

segunda-feira, setembro 19, 2005

Lucia Hippolito Em ritmo de espera

do BLOG NOBLAT

 

"Acabou a eleição no PT. Finalmente, vamos saber quem vai mandar no partido até o final do mandato do presidente Lula. Será o grupo comandado por José Dirceu ou a esquerda petista?

 

Não importa quem venha a ser o vencedor, vai entrar na linha de tiro a política econômica comandada pelo ministro Palocci com integral aprovação do presidente da República e que constitui hoje a única âncora do governo Lula.

 

Se a esquerda petista vencer, a crítica aos rumos da economia será fundada em propostas substantivas, apoiadas por economistas que vêem o mundo de outro jeito. Podemos até concordar que essas propostas são emboloradas e seu prazo de validade já venceu. Mas representam uma forma de ver o mundo, ainda muito presente no PT.

 

Agora, se, ao que tudo indica, José Dirceu continuar mandando no partido, a condução da economia vai também se transformar em alvo preferencial. Menos por opção alternativa em matéria de política econômica e mais por desejo de José Dirceu de derrubar Antonio Palocci.

 

Afinal, Palocci é o último popstar que sobra no governo. Depois do presidente Lula, naturalmente. E para alguns petistas, isto é imperdoável.

 

Como a apuração das eleições no PT vai ser manual, vai demorar ainda um pouco para que o resultado final seja conhecido.

 

Além do mais, tudo indica que a eleição do presidente do partido vai para segundo turno, ou seja, só depois de 9 de outubro será conhecido o novo presidente do PT.

 

Por isso, por enquanto tudo vai se passando em banho-maria: a apuração das eleições no PT, a sucessão de Severino Cavalcanti na presidência da Câmara, os próximos depoimentos nas três CPIs do Congresso, o processo de cassação dos deputados envolvidos no escândalo do mensalão.

 

A semana começa, portanto, em ritmo de espera."

Arquivo do blog