Entrevista:O Estado inteligente

sábado, setembro 03, 2005

Gabeira quer ligar deputado a mensalão

O ESTADO DE S PAULO
Segundo ele, é questão de tempo para denúncias das CPIs chegarem a Severino
Marcos Rogério Lopes
O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) acredita que é apenas questão de tempo para as CPIs dos Correios e do Mensalão estabelecerem um vínculo entre as denúncias de corrupção e o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE). 'Na medida em que as investigações avançarem, no caso específico do PP, e começarem a ser interrogados assessores e líderes do partido, certamente teremos uma proximidade com o presidente da Câmara', prevê.
Gabeira participou ontem de um seminário organizado pelo PSDB, em São Paulo, e voltou a dizer que, assim que os responsáveis pela corrupção forem punidos, ele pretende entrar com pedido para examinar a atuação de Severino e tentar tirá-lo do posto. Considera-o indigno para o cargo, por representar 'o que há de mais atrasado na sociedade'.
Severino tem defendido punição branda aos destinatários de dinheiro das contas do em
presário Marcos Valério de Souza, acusado de ser o operador do mensalão. É ainda a favor de um acordo para limitar o número de punidos.
Por tudo isso, Gabeira pressupõe que o deputado pernambucano talvez esteja, de alguma forma, ligado ao mensalão.
'Quando ele se expressa, já mostra um envolvimento perigoso, mas pode estar ainda mais envolvido. As investigações vão dizer.' O deputado do PV é um dos idealizadores de um movimento de oposição iniciado há cerca de um mês, o Brasil Verdade, 'que já conta com 64 deputados e quatro ou cinco senadores' ligados ao PSDB, PFL, PT, PP, PPS, PV e PDT. Gabeira espera que o sucessor de Severino saia desse grupo.
A rixa dos dois começou na sessão de terça-feira. Gabeira pediu a palavra para condenar entrevista na qual Severino te ria defendido uma empresa que mantém trabalho escravo.
Em reação, o deputado Benedito Dias (PP-AP) entrou com pedido de abertura de processo de cassação contra Gabeira. ?

Arquivo do blog