Entrevista:O Estado inteligente

quarta-feira, setembro 07, 2005

EDITORIAL DA FOLHA DE S PAULO A VEZ DE MALUF

 Como indicou escuta telefônica transcrita ontem por esta Folha, o ex-prefeito Paulo Maluf (PP) e seu filho Flávio Maluf tentaram impedir o depoimento do doleiro Vivaldo Alves ao Ministério Público. Com base nas conversas, gravadas entre junho e julho, a Polícia Federal pediu a prisão preventiva dos dois.
Em seu depoimento, Alves afirmou à Procuradoria e à PF que operou três contas bancárias no exterior para a família Maluf e abriu uma quarta para Duda Mendonça. Nela, o publicitário teria recebido US$ 5 milhões como pagamento aos serviços prestados para a campanha de Maluf ao governo do Estado, em 1998.
Tudo leva a crer que o ex-prefeito e seu filho tentaram intimidar uma testemunha, valendo-se de ameaças e ofertas em troca de falsos depoimentos ou ocultação de provas. Registrem-se, ainda, as tentativas de entrar em contato com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. Chefe da PF, ele foi procurado às vésperas do depoimento, o que reforça a suspeita de que Maluf tenha se empenhado em manipular o inquérito.
A iniciativa da PF soma-se a duas ações criminais abertas contra o ex-prefeito. Na primeira, arquivada por prescrição, é acusado de evadir divisas. Na segunda, que tramita na Justiça, é instado a responder por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Apesar disso, Maluf segue com evasivas e anuncia que pretende se eleger deputado federal pelo PTB.
Num momento em que se discute a cassação de diversos congressistas, é importante que as denúncias contra Maluf sejam apuradas com rigor. Não faz sentido que os holofotes recaiam apenas sobre o Congresso -e que figuras que não ocupam cargos no momento, mas tenham se valido de procedimentos igualmente anti-republicanos, fiquem impunes.

Arquivo do blog