Não se confirmou a hipótese de  uma fusão das CPIs dos Correios e do "mensalão". Venceu a posição do Planalto e dos aliados de que  casos diferentes devem ser apurados  por comissões distintas.
  Ainda que a tese governista encontre apoio no regimento do Congresso, não faltam razões para lamentar  que a tese da unificação dos trabalhos tenha naufragado. Há diversas  intersecções entre os dois casos que  justificariam uma investigação conjunta. Até mesmo o relator da comissão que apura o escândalo Correios,  Delcídio Amaral (PT-MS), já admitiu  que muitas das personagens do escândalo da Empresa de Correios e  Telégrafos (ECT) têm conexões com  os protagonistas do "mensalão".
  O publicitário Marcos Valério é um  dos exemplos mais clamorosos dessas ligações. Valério, que é acusado  de ser o operador do esquema das  mesadas para parlamentares juntamente com o ex-tesoureiro do PT,  Delúbio Soares, foi levado à CPI ora  em curso, devido aos contratos firmados entre suas agências de publicidade (a DNA Propaganda e a  SMPB) e a ECT. Tampouco é possível  esquecer que o histriônico deputado  Roberto Jefferson (PTB-RJ), denunciante do suposto esquema do  "mensalão", é, no caso dos Correios,  um dos suspeitos.
  Ao contrário do que defendeu o governo, uma única CPI poderia perfeitamente manter o foco tanto da condução dos depoimentos, quanto da avaliação dos documentos relativos às duas denúncias. Centralizar as investigações numa só comissão que, subdivida em sub-relatorias, tornasse mais ágeis os trabalhos e, ao final, reunisse os resultados num relatório conjunto seria a receita racional.
  Com a descentralização das apurações, definida anteontem, há o risco  de que as CPIs venham a competir  umas com as outras, embaralhando  as investigações. A decisão não chega a comprometer os inquéritos,  mas com ela saem favorecidos aqueles que preferem apostar na dispersão dos esforços investigativos. 
Entrevista:O Estado inteligente
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