Entrevista:O Estado inteligente

sábado, fevereiro 10, 2007

MILLÔR

Deus é realmente uma inteligência superior. Não há nada nem parecido no ministério Lula

Refletindo (como se
fosse um espelho)

Há os que sobem por estupidez. E os que caem por sabedoria.

Quando você está turistando de carro em estrada de país do terceiro mundo (não é o nosso!) e o informante lhe diz que, pra chegar "lá", você deve tomar cuidado com a estrada esburacada, a ponte meio destruída, desviar da lama da poluição, não passar no vilarejo que sofre um surto de dengue, e evitar a passagem em que criancinhas esfarrapadas apedrejam carros pra assaltar, é que você compreende a sabedoria de sua vó: "Boa romaria faz quem em sua casa fica em paz".

(Claro, se sua vó fosse viva saberia muito bem que, mesmo em casa, a paz foi pro brejo. Mas isso é outra vaca.)

A experiência é um cheque sem fundos sobre um banco que já faliu.

FACTÓIDE? QUÉ QUÉ ISSO?

Continuo lendo e utilizando o Houaiss, imprescindível agora, como o Aurélio é desde o século passado. E pescando curiosidades. Algumas vezes o peixe não está lá. Por exemplo, factóide. O Houaiss, espantosamente, não traz esse substantivo, já incorporado pelo Aurélio.

Factóide – Substantivo. Brasileirismo. Gíria.

"Fato, verdadeiro ou não, divulgado com sensacionalismo, no propósito deliberado de gerar impacto diante da opinião pública e influenciá-la."

Peraí, com a omissão da palavra num dicionário e outro dizendo que a palavra é brasileira e gíria, a moçada vai até acreditar que factóide é uma invenção de César Maia, como ele próprio acredita e apregoa. Porém...

A palavra factóide vem do inglês, incorporada ao léxico inglês pelo t.r.h.d.o.t.i.l. desde 1983. Segundo o t.r.h.d.o.t.i.l., factóide é "algo fictício ou não provado, mas apresentado como fato, para efeito de propaganda, e incorporado por insistente repetição".

Não dou o nome do dicionário por extenso, só para entupigaitar os erúditos (como eu, proparoxítonos).

Arquivo do blog