Entrevista:O Estado inteligente

quarta-feira, junho 28, 2006

PT Novo tesoureiro também tem complicações O Estado de S. Paulo


Sucessor de Delúbio é o prefeito de Diadema, cujos contratos o TCE julgou irregulares


Vera Rosa Sônia Filgueiras

O prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior (PT), será o tesoureiro da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição. Filippi esteve ontem em Brasília e conversou com Lula, seu amigo desde os anos 80.
Depois do encontro, disse se sentir honrado com o convite, mas evitou confirmar oficialmente sua escolha, sob o argumento de que ainda apresentará um plano de trabalho que precisa passar pelo crivo da coordenação petista. Mas é só uma atitude formal, combinada com a direção do PT, para deixar claro à opinião pública que ele pretende imprimir uma gestão diferente da exercida por Delúbio Soares - ex-secretário de Finanças do PT e um dos pivôs do escândalo do mensalão.
A exemplo de Delúbio, porém, Filippi também tem suas complicações. O Tribunal de Contas de São Paulo (TCE) julgou irregulares pelo menos seis contratos de sua gestão na prefeitura de Diadema.
Segundo o TCE, em um contrato de 2002 no valor de R$ 2,2 milhões com uma construtora local, a prefeitura de Diadema, promoveu a 'alteração contratual irregular quanto ao critério de reajustamento, que não obedeceu ao pactuado inicialmente' e condenou-a a devolver aos cofres públicos 'a importância reajustada a maior'. Em agosto do ano passado, a segunda câmara do tribunal, após recurso da prefeitura, confirmou a decisão. Novos recursos ainda são possíveis.
A prefeitura foi igualmente condenada por contratar sem licitação em novembro de 2003 os serviços do Instituto de Organização Racional do Trabalho (Idort). Foram responsabilizados os secretários de Finanças e de Administração, que fecharam contrato com o instituto - uma despesa de R$ 1,44 milhão - para a 'prestação de serviços de assessoria e consultoria à Divisão de Tributos Imobiliários'. Como no caso anterior, cabe recurso.
O novo tesoureiro de Lula também enfrenta ações propostas pelo Ministério Público do Estado de São Paulo. Ele figura como acusado, com outras empresas e pessoas, em pelo menos quatro ações em tramitação no Tribunal de Justiça (TJSP). Procurada duas vezes às 18h30 e às 21 horas de ontem, a assessoria de imprensa de Filippi argumentou que, por causa do horário, teria dificuldades de localizar integrantes da área jurídica para responder às perguntas da reportagem. ?

Arquivo do blog