Entrevista:O Estado inteligente

quarta-feira, junho 28, 2006

Folha de S.Paulo - Eleições 2006/Presidência: Publicitário de Lula negocia pacote de R$ 8 mi com o PT - 28/06/2006

Partido avalia que exposição "natural" do presidente na mídia vai
baratear campanha

PT estima gastar no mínimo R$ 20 mi, e o PSDB, cerca de R$ 35 mi;
partidos devem apresentar estimativas de custos até o dia 5 de julho

KENNEDY ALENCAR
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O PT negocia com o jornalista João Santana um pacote de R$ 8 milhões
para a criação e estratégia do programa de TV do presidente Luiz
Inácio Lula da Silva. Segundo dirigentes do PT, o partido deve gastar
no mínimo R$ 20 milhões com Lula. Já o PSDB optou pelo jornalista
Luiz González como coordenador de comunicação da campanha de Geraldo
Alckmin, trabalho pelo qual ele deverá receber cerca de R$ 1,5
milhão, valor estimado pelo mercado de marketing de campanha para uma
contratação avulsa. No total, tucanos estimam que a campanha vá
custar aproximadamente R$ 35 milhões. Os partidos devem apresentar
até o dia 5 de julho a estimativa de gastos de campanha após a crise
do mensalão, que expôs o caixa dois do PT e gerou a maior crise
política do governo Lula. No decorrer da disputa, porém, as legendas
podem solicitar suplementações. Esses valores podem variar -o petista
pode subir, e o tucano, cair. O PT, por exemplo, negocia um pacote de
pesquisas com o instituto Vox Populi, que abrangeria a campanha de
Lula e a de candidatos a governador. González decidiu que suas duas
empresas, a Lua Branca (marketing) e a GW (produção de TV), não
participarão da campanha de Alckmin. Ele está de saída da primeira e
não tem função executiva na segunda. O PSDB deverá fechar um pacote
com cerca de 20 empresas. Para receber sua remuneração, González está
criando a empresa "Campanhas 2006", que cuidará exclusivamente de
Alckmin e da candidatura de José Serra em São Paulo. As áreas de
comunicação das principais campanhas devem ter pelo menos 11 itens:
TV, rádio, pesquisa, assessoria de imprensa, música, impressos,
fotografia, satélite para enviar programas de São Paulo para
Brasília, clipping, telemarketing e uma espécie de serviço de
inteligência, que recolheria informações negativas sobre o adversário
e positivas sobre seu candidato. A cúpula da campanha de Alckmin
estima que precisará gastar mais do que Lula porque o tucano não
conta com a estrutura oficial e a exposição de mídia natural de um
presidente.

Efeito caixa dois
Dirigentes petistas e tucanos afirmam que as campanhas de 2006 terão
de ser "mais rigorosas" do que as anteriores -eufemismo para dizer
que será mais difícil bancar gastos via caixa dois serão mais
difíceis. No PT, avalia-se que a exposição natural na mídia do cargo
de presidente ajudará o partido a ter campanha mais barata do que há
quatro anos. Oficialmente, Lula declarou ao TSE ter arrecadado R$ 21
milhões em 2002 -sendo R$ 7 milhões oficiais para o marqueteiro Duda
Mendonça. O PT nega que a campanha de Lula tenha recebido recursos
com essa origem. Duda disse à CPI dos Bingos que recebeu R$ 10,5
milhões do valerioduto como pagamento por serviços de 2002, mas
ressalvou que não seriam para a campanha de Lula, mas de candidatos a
governador.
Colaborou MALU DELGADO ,
da Reportagem Local

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