Entrevista:O Estado inteligente

segunda-feira, junho 26, 2006

As guerras de Jennifer VEJA

As guerras de Jennifer

Em Separados pelo Casamento, a atriz
tenta dar mais um passo para que
deixem de vê-la como a Rachel de
Friends
– ou como a ex de Brad Pitt


Isabela Boscov


Divulgação
No filme, com Vaughn, e nos tempos de Pitt: a batalha de relações públicas está ganha. Falta a da carreira
Vince Bucci/Getty Images


Na última contagem feita nos Estados Unidos, a venda de camisetas com os dizeres "Team Aniston" superava na proporção de 25 para 1 a saída das camisetas "Team Jolie". E isso é sério. Desde que Brad Pitt se separou de Jennifer Aniston sob rumores de uma ligação com Angelina Jolie, no começo do ano passado, sua ex ganhou o amparo de uma verdadeira torcida popular, que não se conforma em ver uma moça tão meiga trocada por aquela afamada devoradora de homens. Bom para Jennifer Aniston, pessoa física; e péssimo para Jennifer Aniston, pessoa jurídica. Durante dez anos, no papel da avoada Rachel, a atriz liderou o seriado Friends com habilidade e sucesso estrondoso. Continua a freqüentar as capas das revistas femininas mais lidas do mundo. É, até hoje, considerada modelo de estilo (pelos cabelos lisos e cor de mel) e de comportamento, pela simplicidade com que se apresenta ao público. Mas talvez Jennifer não seja uma estrela da grandeza que se imaginava. É o que sugere a maneira avassaladora com que sua vida pessoal atropelou sua carreira: nessa fase pós-Friends, em que está na contingência de se firmar no cinema, Jennifer parece cada vez mais perdida, indo do razoável (Por um Sentido na Vida) ao insípido (Dizem por Aí...) e ao péssimo (Fora de Rumo). Seu problema, ao que parece, é justamente ter saído vitoriosa na guerra de relações públicas com a dupla "Brangelina": Jennifer é tão acessível e simpática que ganhou, sem querer, o pior dos rótulos: o de coitadinha. Desfazer-se desse papel de vítima que lhe atribuíram é sua missão declarada em Separados pelo Casamento (The Break-Up, Estados Unidos, 2006), que estréia nesta sexta-feira no país – e no qual encena, de mentirinha e em tom cômico, aquilo que acabou de atravessar nos tablóides: um rompimento não exatamente cordial.

Um tumulto íntimo vivido em público, como o triângulo amoroso em que Jennifer se viu envolvida, costuma ser um teste esclarecedor sobre o carisma de uma celebridade. Tome-se o exemplo das duas outras partes dessa questão: enquanto Jennifer ficava com a solidariedade, Pitt e Angelina faziam a féria em Sr. & Sra. Smith, que rendeu 478 milhões de dólares na bilheteria mundial. Apesar de serem os vilões da história, ambos saíram dela com o cacife intacto – ou até mais alto. Já a química entre Jennifer e Vince Vaughn (que ela começou a namorar durante as filmagens de Separados pelo Casamento) fez respeitáveis, mas não extraordinários, 103 milhões. Meg Ryan, que ficou na desconfortabilíssima posição de trair o marido, Dennis Quaid, para então ser deixada pelo amante, Russell Crowe, não consegue emplacar com o público e/ou a crítica nem com reza brava .– era outra dessas estrelas superdimensionadas. No sentido inverso, a carreira de Nicole Kidman, que foi dispensada por Tom Cruise, e de Uma Thurman, que também foi publicamente traída pelo ex, Ethan Hawke, só fez melhorar desde que elas se divorciaram – aliás, sob o mesmo clima de indignação e solidariedade que envolveu Jennifer Aniston.

É o caso de se juntar ao coro e dizer que Jennifer não merece isso – e Separados pelo Casamento pode ajudá-la a entender onde é que ela anda errando. O filme começa com o primeiro encontro de Brooke (Jennifer) e Gary (Vaughn), passa a jato pelos bons momentos e corta para um torturante jantar no apartamento do casal, com as famílias de ambos, ao qual se segue uma briga homérica. Brooke avança o sinal e simula um rompimento, com o objetivo de fazer o parceiro recobrar o bom senso. Mas ninguém pode recuperar aquilo que não tem: Gary é divertido, mas é também egoísta, imaturo, preguiçoso e malcriado. (E só é crível que esses dois estejam juntos porque, como já disse Pedro Almodóvar, as mulheres fazem qualquer negócio.) Separação efetuada, então, vem a questão de o que fazer com o apartamento. Como nem um nem outro quer abrir mão do imóvel, eles o dividem ao meio – Vaughn, também produtor, deve ser fã de A Guerra dos Roses –, em duas zonas altamente militarizadas.

Ao contrário dos filmes anteriores de Jennifer, Separados pelo Casamento ao menos tem a ambição de ser algo mais: não uma comédia romântica sobre um homem e uma mulher que vão descobrir serem feitos um para o outro, mas uma comédia de humor negro sobre como, num relacionamento a longo prazo, a paixão tem de acomodar alguma racionalidade – ou então deixar de existir. De outros clichês, entretanto, ele não consegue fugir, e o pior deles é identificar os personagens com seus intérpretes. Vaughn, que desde Penetras Bons de Bico virou um expoente do humor proletário, faz aqui o que se presume ser uma versão de si mesmo: o sujeito que fala sem parar, tem uma tirada pronta para qualquer ocasião e, quando chega em casa, pega a cerveja e o salgadinho e se joga na frente da TV. Jennifer é elegante, magra, trabalha numa galeria de arte, trata todo mundo bem e, mesmo quando é mesquinha com o namorado, o faz por razões compreensíveis. É exatamente isso que está ameaçando a carreira de Jennifer: sua incapacidade de transcender essa ligação quase automática entre seus papéis e sua persona. Como o crítico americano Roger Ebert colocou muito bem, sempre que ele a vê num filme tem uma primeira reação de surpresa, como se estivesse encontrando uma amiga de escola no meio de um monte de gente famosa – o que diz muito sobre a empatia que ela é capaz de despertar, mas, de forma bem menos positiva, reflete também a inadequação de seu carisma ao cinema. Os bons momentos de Separados pelo Casamento (e eles existem) confirmam a suspeita de que Jennifer é uma comédienne com potencial para vôos maiores, e filmes melhores. Basta dar adeus, de uma vez por todas, a Brad e a Rachel.

Arquivo do blog