Entrevista:O Estado inteligente

terça-feira, janeiro 03, 2006

Sobre a revisão da economia chinesa e o editorial do Estadão




O Editorial do Estadão(abaixo) afirma com certo entusiasmo sobre a revisão da economia chinesa.Pode até ser verdade. Mas tenho minhas duvidas em estatistica feitos pelos chineses -sem condições de se checar os critérios e cujo resultado eleva o PIB em quase 300 bilhões de dolares -por coincidencia o mesmo valor em que cita o editorial:
"O índice de créditos de liquidação duvidosa do sistema bancário - estimados de maneira conservadora em cerca de US$ 300 bilhões, mas que podem chegar ao dobro desse valor - baixará de 8,25% para cerca de 7% do PIB, embora, ressalve-se, isso não torne menos grave o problema do setor financeiro."
E devido a essa mesma elevação em 3000 milhões do PIB:
"Um dado que assustava os analistas ocidentais, a relação entre investimentos e PIB, porque era alta demais e apontava para uma situação insustentável no médio prazo, igualmente deixará de preocupar tanto. Antes da revisão, a taxa de investimentos da economia chinesa era de 46% do PIB, um número excessivo até mesmo para o padrão dos países asiáticos, cuja capacidade de poupança sempre foi muito elevada. Agora, recalculado em torno de 35% do PIB, o índice chinês se aproxima da média de seus vizinhos.
Quem garante que esse reultado não é para que os analistas mudem de opinião?


Arquivo do blog