Entrevista:O Estado inteligente

segunda-feira, setembro 12, 2005

Lucia Hippolito Pode acontecer tudo - inclusive nada

BLOG NOBLAT

 

"Ontem, em entrevista coletiva, Severino Cavalcanti adotou o modelo "daqui não saio, daqui ninguém me tira". Declarou que não vai deixar a presidência da Câmara.

 

Com isso, está criado um grave impasse político. A oposição e a parte mais sensata dos deputados governistas reconheceram que a permanência de Severino Cavalcanti na presidência da Câmara é insustentável. Decidiram obstruir toda e qualquer sessão que vier a ser presidida por Severino.

 

Se o impasse durar muito tempo, não só Roberto Jefferson, mas todos os deputados que estão com o mandato ameaçado serão premiados, pois o andamento de seus processos vai sofrer atrasos.

 

Severino pagou para ver. Negou todas as acusações, declarou que o empresário que o acusa é um chantagista, que o documento veiculado pela revista Veja é falso. E finalmente, tirou do bolso o velho chavão de que tudo não passa de preconceito contra nordestinos.

 

É curioso constatar que, recentemente, todo político que precisa se defender de alguma coisa, declara-se vítima de preconceito. Foi essa a rota de fuga escolhida pela então ministra Benedita da Silva. Flagrada em viagem particular a Buenos Aires às custas do Tesouro Nacional, Benedita declarou-se vítima de preconceito contra mulheres e negras.

 

O próprio presidente Lula volta e meia insinua ser vítima do preconceito das elites pelo fato de não ter estudado.
 

E agora temos Severino Cavalcanti com essa novidade de que está sendo vítima de um preconceito contra nordestinos. Ninguém precisa perder tempo fazendo lista dos políticos que o Nordeste vem oferecendo ao país e que ocuparam os mais variados cargos da República. Também ninguém precisa perder tempo lembrando dos deputados nordestinos que presidiram a Câmara. E nunca nenhum foi criticado ou contestado pelo fato de ser nordestino.

 

Não há preconceito envolvido. Há políticos que se comportam bem e políticos que se comportam mal, sejam eles nascidos em qualquer ponto do território nacional.

 

Agora, nunca um presidente da Câmara, nordestino ou não, entrou em rota de colisão com a maioria dos deputados e com a opinião pública, como aconteceu com Severino Cavalcanti a partir de suas desastrosas declarações de que deputado que usou caixa 2 merece no máximo uma censura.

 

Tudo isso mostra que a semana, que já se anunciava movimentada, por causa da possível cassação do mandato deputado Roberto Jefferson na quarta-feira, escalou de movimentada para potencialmente explosiva.
 

Ninguém sabe o que poderá acontecer nos próximos dias. Pode acontecer de um tudo. Inclusive, não acontecer nada."

Arquivo do blog