Entrevista:O Estado inteligente

quarta-feira, setembro 21, 2005

Lucia Hippolito Nonô x Temer

do blog noblat


 

"Pelo andar da carruagem, a elite da Câmara dos Deputados   retomou as rédeas do processo político e vai decidir a eleição do próximo presidente da Casa, depois dos sete meses do equívoco Severino Cavalcanti.

 

Com a renúncia de Severino prometida para hoje, assume o primeiro vice-presidente, José Thomas Nonô, do PFL de Alagoas. Nonô é um deputado experiente e um crítico severo e ferino do governo Lula e do PT.

 

Mas nunca foi um político desleal nem irresponsável. Presidiu de forma impecável a sessão da Câmara que terminou decidindo pela cassação do ex-deputado Roberto Jefferson.

 

De ontem para hoje, Nonô, que já contava com o apoio do PFL, passou a ser também o candidato do PSDB. Se vier a ser eleito presidente, manterá a independência do Legislativo frente ao governo federal, mas não arrastará a Câmara para nenhuma aventura inconseqüente. Chega de experiências nessa área.

 

Já o PMDB parece estar mesmo fechado com a candidatura do seu presidente nacional, deputado Michel Temer, que já conseguiu o apoio do grupo do ex-governador Garotinho.


Temer não é do PMDB governista, nem é um nome do agrado do Palácio do Planalto. Mas é um deputado sóbrio, que já presidiu a Câmara por duas vezes. E presidiu bem.

 

E é disso que se precisa no momento: experiência, bom trânsito entre os colegas, bom conhecimento da Casa.

 

O obstáculo à eleição de Temer está no fato de que o PMDB já tem a presidência do Senado. E pior ainda: o senador Renan Calheiros, presidente do Senado, não reza pela mesma cartilha do deputado Michel Temer. Muito ao contrário.

 

E os partidos da esfacelada base governista, o que têm a dizer? O PT chegou atrasado e continua agindo como PT: tratou logo de se dividir entre dois ou três candidatos, enquanto os outros partidos se fechavam em torno de um único nome.

 

Resultado: parece que o PT vai de Michel Temer, a reboque do PMDB.

 

Por enquanto, tudo isso é apenas negociação. Severino Cavalcanti ainda é presidente da Câmara, e só depois de sua renúncia é que a campanha eleitoral pode começar prá valer.

 
Mas se as coisas continuarem como estão hoje, Michel Temer e José Thomas Nonô vão bater chapa para ver quem sai presidente da Câmara dos Deputados.

 

O que pode ser uma boa notícia. Quando os candidatos são bons, o processo eleitoral é sempre positivo."

Arquivo do blog