Entrevista:O Estado inteligente

sábado, setembro 06, 2008

VEJA Recomenda



TELEVISÃO

Lester Cohen/Getty Images
TELEVISÃO
Steve Chen e Chad Hurley, criadores do YouTube: história da internet

A INTERNET (estréia nesta quinta, às 23h, no Discovery)

• Em menos de vinte anos, a internet mudou o mundo: da economia ao comportamento, é difícil achar um aspecto da vida que não tenha sofrido seu impacto. A série conduzida pelo jornalista americano John Heilemann mostra como a rede passou de projeto acadêmico a fenômeno com 1,4 bilhão de usuários. O primeiro documentário enfoca a guerra entre Netscape e Microsoft pelo domínio do mercado dos programas de navegação. No segundo, o tema são os sistemas de busca. O terceiro fala da livraria virtual Amazon e do site de leilões eBay. E o último aborda o advento de redes sociais como o YouTube, criado por Chad Hurley e Steve Chen.

 

LIVROS

A VOLTA AO DIA EM 80 MUNDOS e ÚLTIMO ROUND, de Julio Cortázar (tradução de Paulina Wacht e Ari Roitman; Civilização Brasileira)

• Em O Jogo da Amarelinha (1963), sua obra mais famosa, o argentino Cortázar (1914-1984) propunha um modo alternativo de ler o livro, pulando capítulos como no jogo do título. Do fim dos anos 60, A Volta ao Dia em 80 Mundos (368 páginas, em dois tomos; 29 reais cada um) eÚltimo Round (584 páginas, em dois tomos; 30 reais cada um) repetem o ímpeto experimental. Ensaios, críticas, poemas e contos misturam-se a desenhos e fotos. As notas esquerdistas ficaram datadas. Mas Cortázar é um crítico sensível, um ensaísta provocativo e um exímio narrador. Lança uma luz original sobre qualquer tema – do jazz de Louis Armstrong à morte de seu gato.

Leia trechos:

 A Volta ao Dia em 80 Mundos 
 Último Round

 

COLEÇÃO SÃO PAULO NO BOLSO
(Paz e Terra; 24 reais cada livro)

• Coordenada pelas professoras Palmira Petratti-Teixeira, da Unesp, e Maria Izilda Matos, da PUC de São Paulo, a coleção examina a história de São Paulo por meio de personagens, lugares e instituições da cidade. A série começa com três títulos. José Ermírio de Moraes – A Trajetória de um Empresário Nacional (152 páginas), de Maria Aparecida de Paula Rago, professora de história econômica da PUC, narra a vida do empresário pernambucano que criou a Votorantim. A Construção do Pacaembu (116 páginas), de João Fernando Ferreira, da UFMS, aborda a construção do estádio, entre 1936 e 1940. E Hospedaria de Imigrantes de São Paulo (104 páginas), de Odair da Cruz Paiva (Unesp) e Soraya Moura (Memorial do Imigrante), reconstitui a imigração na cidade.

Leia trechos:

 A Construção do Pacaembu 
 Hospedaria de Imigrantes de São Paulo 
 José Ermírio de Moraes – A Trajetória de um Empresário Nacional

 

DISCOS



DISCO
Julieta Venegas: 
uma boa cantora e 
compositora que 
vem do México

MTV UNPLUGGED, Julieta Venegas (Sony/BMG)

• Embora pouco conhecida no Brasil, a mexicana Julieta Venegas é uma das artistas mais interessantes da cena musical latina. Ela sabe criar boas melodias pop, é uma cantora acima da média e interpreta canções românticas sem descambar para o sentimentalismo (o que é típico, por exemplo, dos conterrâneos do grupo Maná). MTV Unplugged,o primeiro álbum de Julieta lançado no Brasil, funciona como uma boa amostra de seu trabalho. Traz sucessos dos quatro discos da artista – o destaque é Lento, canção que tem um dos refrãos mais grudentos do pop atual. Julieta trava ainda um dueto com a rapper espanhola Mala Rodríguez, em Eres para Mí. E a brasileira Marisa Monte participa da faixa Ilusión, escrita por ambas e pelo ex-titã Arnaldo Antunes.

 

FOURTH, The Verve (EMI)

• Surgido no início dos anos 90, o Verve foi um dos principais nomes do britpop – o então "novo rock" inglês, liderado pelas bandas Oasis e Blur. Tinha como atrativos a guitarra de Nick McCabe, que compensava a falta de virtuosismo com criatividade, e o cantor Richard Ashcroft, cujas letras confessionais, inspiradas em seus problemas com drogas e relacionamentos, renderam os maiores sucessos do quarteto,Bitter Sweet Symphony e The Drugs Don’t Work. Depois do fim da banda, em 1999, seus integrantes partiram em carreiras-solo sem brilho. Fourth, disco que marca a volta do quarteto, soa como o velho e bom Verve. Tem canções de influência psicodélica (I See Houses),boas baladas (Valium Skies) e letras inspiradas de Ashcroft (Judas, Love Is Noise).

 

Cinemateca VEJA

Todos os anos, os diretores de terror gastam toneladas de xarope de milho e corante para fazer sangue cenográfico – e colhem um susto ou outro. Mas basta Anthony Hopkins, de rosto limpo e cabelos assentados, sibilar "Clarissssssse" para Jodie Foster para que se sinta a nuca arrepiar. O Silêncio dos Inocentes, que a Cinemateca VEJA lança neste sábado no país (menos nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro), é um exercício incisivo na arte de despertar o medo – a qual exige que se conheça o que, no íntimo de qualquer um, provoca uma emoção intolerável. No caso de Clarisse, a agente interpretada por Jodie, esse quê é a descoberta de que ela tem tanto em comum com o psiquiatra Hannibal "O Canibal" Lecter.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, nesta semana: O Exterminador do Futuro, a ficção científica que marcou a carreira do astro Arnold Schwarzenegger.

 

Como comprar a Cinemateca VEJA

Em bancas, livrarias e algumas redes de supermercado, a 13,90 reais o exemplar avulso. Para assinar, ligue 3347-2180 (Grande São Paulo) ou 0800-775-3180 (outras localidades), de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas. Pela internet, acesse www.assineabril.com

 
Publicidade

 



 

Fontes: Balneário Camboriú: Livrarias Curitiba; Belém: Laselva; Belo Horizonte: Laselva, Leitura; Brasília: Cultura, Fnac, Laselva, Leitura, Saraiva, Siciliano; Campinas: Fnac, Laselva, Siciliano; Campo Grande: Leitura; Caxias do Sul: Siciliano; Curitiba: Fnac, Laselva, Livrarias Curitiba, Saraiva, Siciliano; Florianópolis: Laselva, Livrarias Catarinense, Siciliano; Fortaleza: Laselva, Siciliano; Foz do Iguaçu: Laselva; Goiânia: Leitura, Saraiva, Siciliano; João Pessoa: Siciliano; Jundiaí: Siciliano; Londrina: Livrarias Porto; Maceió: Laselva; Manaus: Laselva; Mogi das Cruzes: Siciliano; Mossoró: Siciliano; Natal: Laselva, Siciliano; Navegantes: Laselva; Niterói: Siciliano; Porto Alegre: Cultura, Livrarias Porto, Saraiva, Siciliano; Porto Seguro: Laselva; Recife: Cultura, Laselva, Saraiva; Ribeirão Preto: Paraler, Siciliano; Rio Claro: Siciliano; Rio de Janeiro: Argumento, Fnac, Laselva, Saraiva, Siciliano, Travessa; Salvador: Saraiva, Siciliano; Santo André: Siciliano; Santos: Siciliano; São José dos Campos: Siciliano; São Paulo: Cultura, Fnac, Laselva, Livraria da Vila, Livrarias Curitiba, Martins Fontes, Nobel, Saraiva, Siciliano; São Vicente: Siciliano; Sorocaba: Siciliano; Teresina: Laselva; Uberlândia: Siciliano; Vila Velha: Siciliano; Vitória: Laselva, Leitura, Siciliano; internet: Cultura, Fnac, Laselva, Leitura, Nobel, Saraiva, Siciliano, Submarino.



Clique aqui para acessar a lista estendida de livros mais vendidos

 

Arquivo do blog