Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, setembro 25, 2008

WSJ.COM/PORTUGUES

Crise financeira põe à prova a influência econômica dos EUA
A turbulência no sistema financeiro americano está repercutindo em debates políticos ao redor do mundo, dando munição a autoridades estrangeiras que questionam a liderança econômica dos Estados Unidos e se opõem a políticas que seguem o modelo americano.
PORTUGUESE
Entre nozes e Coca-Cola, Buffett jogou a bóia para a Goldman Sachs
[Goldman]
Getty Images
A decisão de Warren Buffett de investir agora na Goldman é um indício de como o famoso investidor acha que a crise financeira americana vai acabar. No mínimo, ele acha que a Goldman vai sobreviver, embora os lucros da firma possam cair com o ajuste de seus negócios à esfera de holding bancária, que assume menos riscos e tem mais regras a seguir.


PORTUGUESE
Preços seguem altos em Wall Street (para jóias, aluguel, suco de frutas)
"Wall Street é uma abstração", disse aos senadores semana passada Ben Bernanke, presidente do banco central americano. Também é uma rua com apartamentos, duas academias de ginástica, alguns restaurantes, uma loja da Tiffany's, um museu e uma vendinha de suco, onde numa tarde qualquer Rob Smith comprava um de manga, abacaxi e cenoura.


PORTUGUESE
Quem vai substituir os bancos de investimento na nova Wall Street?
Com bancos de investimento como Goldman Sachs Group Inc. e Morgan Stanley dando passos para se tornarem bancos comerciais, eles devem também se tornar mais conservadores em vários negócios importantes que os diferenciavam. Wall Street nunca mais será a mesma. E quem é que vai lucrar com as mudanças?


PORTUGUESE
Bancos japoneses avançam nos EUA
Os bancos japoneses voltaram à cena mundial como compradores, aproveitando oportunidades que surgiram com a crise financeira americana para expandir sua presença no exterior.


PORTUGUESE
Guru da tecnologia investe em patentes
O milionário Nathan Myhrvold, conhecido em toda a indústria da computação por sua versatilidade, que o torna um verdadeiro homem da Renascença, tem uma mensagem menos nobre para as empresas de tecnologia: Tratem de pagar.


PORTUGUESE
Mittal cortará produção devido à queda do aço
A ArcelorMittal, maior siderúrgica do mundo por produção, está pronta para cortar 15% do que produz atualmente, em resposta à redução da demanda em alguns países.


PORTUGUESE
Presidente da Pepsi ajusta-se a um consumidor mais difícil
[PepsiCo]
Gianni Cipriano/WSJ
Indra Nooyi, a presidente da PepsiCo Inc., está guiando a gigante de bebidas e salgadinhos em meio a seus maiores desafios em quase dez anos.


PORTUGUESE
Carro elétrico é apresentado como grande esperança da GM
A possível chave para a sobrevivência da General Motors Corp. saiu da garagem.

A conturbada montadora americana apresentou esta semana seu Chevrolet Volt, um carro movido a bateria que deve chegar ao mercado em 2010. Ele foi projetado para dar à GM o tipo de veículo econômico de que ela precisa para concorrer em tempos de gasolina cara.

Mas o carro também tem outro propósito, mais estratégico: mudar mentalidades.

Arquivo do blog