Entrevista:O Estado inteligente

segunda-feira, maio 07, 2007

FERNANDO DE BARROS E SILVA As pragas de Bento 16

SÃO PAULO - Num resumo bruto, pode-se dizer que o grande adversário de João Paulo 2º foi o materialismo dialético. A cruzada do Vaticano contra a Teologia da Libertação e a interpretação marxista da fé cristã foram a marca e o legado do longo pontificado (1978-2005) do antecessor de Bento 16.
Cruzada exitosa, que reduziu a pó os esforços para colocar a igreja a serviço dos oprimidos no âmbito da luta de classes. As comunidades eclesiais de base minguaram, o próprio jargão envelheceu.
João Paulo 2º jogou a favor da maré. A queda do muro, a ruína do comunismo, a vitória acachapante da mentalidade liberal a partir dos anos 80 -tudo isso interagiu e influenciou a guinada conservadora da Igreja Católica.
Lembre-se que foi o então cardeal Ratzinger, nomeado prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé em 1981, quem roeu os alicerces da Teologia da Libertação.
Agora o adversário de Bento 16 é mais difícil. Podemos chamá-lo de materialismo hedonista. Não é só o diabo que veste Prada, mas o papa investe contra a civilização dos prazeres da carne e do consumo, contra aquilo que o sociólogo Christopher Lasch chamou, há quase 30 anos, de "cultura do narcisismo".
Bento 16 é ultraconservador, mas não é um idiota. Sabe antes de nós que sua cruzada está condenada ao insucesso. O papa, porém, está mais empenhado em salvar a doutrina da fé do que em preservar fiéis. Menos e melhores católicos -eis a divisa de seu pontificado. Para quem vê de fora, tal escolha resulta numa espécie de obscurantismo esclarecido.
De caso pensado, a igreja se fossiliza ainda mais em matéria de moral e costumes. Estabelece um divórcio sem volta entre o que prega e a vida humana, demasiado humana de seu rebanho.
Não é à toa que crescem os neopentecostais. Depois que a redenção coletiva revelou-se uma quimera, eles, e não os católicos, fizeram a "opção preferencial pelo pobre", mas agora no singular. Salve-se quem puder, como mandam a época e o dinheiro.

Arquivo do blog