Entrevista:O Estado inteligente

quarta-feira, janeiro 04, 2006

Lucia Hippolito na CBN:Presidente também merece férias

 

"Segundo informação do Palácio do Planalto, o presidente Lula vai tirar uns dias de férias. Atualmente, 17 ministros estão em férias. Está aí uma boa novidade em matéria de usos e costumes na política brasileira.


Até hoje, o que havia era uma agenda vazia, onde se lia "Despachos internos", mas na verdade, o ministro ou o presidente estavam mesmo é de férias. Assim, elimina-se uma boa dose de hipocrisia.


Todo trabalhador precisa de férias, seja o dono da empresa ou o empregado mais humilde. Portanto, nada mais natural que ministros e presidentes tirem uns dias de descanso. Certo?


Mais ou menos. Os políticos brasileiros têm a estranha tendência de se julgar diferentes do comum dos mortais. Políticos brasileiros não divulgam suas doenças, porque consideram sinal de fraqueza. Não divulgam que estão de férias, porque querem passar a imagem de supertrabalhadores, que não descansam um minuto, dedicando todo o seu tempo ao bem-estar do povo brasileiro.

 

Bobagem pura.

 

Por causa disso, o presidente Washington Luís foi operado de apendicite, mas a versão oficial foi a de que se tratava de um tiro disparado por um marido traído.


Outros presidentes da República sofreram enfartes que foram disfarçados de indisposição, e derrames apresentados como gripes fortes.

 

No início do governo Figueiredo, o ministro Petrônio Portella disfarçou o quanto pôde seu precário estado de saúde até que morreu de enfarte, levando com ele o mínimo de racionalidade política do último governo da ditadura.


E, todo mundo ainda se lembra, o presidente Tancredo Neves adiou o quanto pôde a divulgação de seu verdadeiro estado até morrer de infecção generalizada, por causa de uma diverticulite não operada a tempo.


Políticos não são super-homens. Eles têm gripe, dor de dente, estresse, precisam de férias. Como qualquer um de nós.

 

O presidente dos Estados Unidos, o homem mais poderoso do mundo, tira férias regularmente, seja republicano ou democrata. Não é possível que o presidente brasileiro não possa usufruir de um descanso remunerado, como a maioria esmagadora de seus eleitores.


Por isso, é muito bem-vinda a notícia de que o presidente Lula vai sair de férias. Acaba aquela história de que o presidente finge que trabalha, e nós fingimos que acreditamos.


Curta suas férias, presidente. Descanse, porque a campanha eleitoral deste ano vai ser animadíssima."

Enviada por: Ricardo Noblat

Arquivo do blog