Entrevista:O Estado inteligente

sábado, junho 16, 2007

Radar

Lauro Jardim


MENSALÃO

Segredo de Justiça 1
O inquérito do mensalão segue em marcha lenta – mas não está morto. No dia 26 termina o prazo dado pelo ministro Joaquim Barbosa, do STF, para que a Polícia Federal realize uma série de novas investigações e tome outros tantos depoimentos de suspeitos. O inquérito corre sob segredo de Justiça.

Segredo de Justiça 2
Essas novas diligências foram requeridas pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, num documento de seis páginas enviado a Barbosa em 15 de março. Em relação ao envolvimento do BMG, ele pede que toda a diretoria do banco seja ouvida, além de outros doze implicados, incluindo os dois principais assessores do ex-presidente do INSS Carlos Bezerra.

Segredo de Justiça 3
A pedido do procurador-geral, a PF também está inquirindo "servidores do Congresso" que estariam envolvidos com "possíveis recebimentos de valores" no esquema do mensalão. E sobra ainda um bom naco de providências referentes ao "relacionamento Brasil Telecom e empresas do núcleo Marcos Valério".



ELEIÇÕES 2010

Previsão ou desejo?
Lula, em conversa com um interlocutor próximo na semana passada sobre a sucessão de 2010, resolveu meter a colher dentro do PSDB. Para ele, Aécio Neves não agüentará a pressão de José Serra dentro do partido e acabará nos braços do PMDB.



Contas confusas

José Cruz/ABR
Cafeteira: heterodoxo na prestação de contas


O pizzaiolo Epitácio Cafeteira, relator do caso Renan no Conselho de Ética, não viu nenhum problema nas contas apresentadas pelo presidente do Senado. Não é para menos. Veja-se a prestação de contas que Cafeteira encaminhou ao TRE do Maranhão depois de sua eleição para o Senado em 2006. Cafeteira garante que gastou 81 274 reais para eleger-se (sua previsão de gastos era de 2,5 milhões de reais, conforme o TRE). Dá 8 centavos por voto – um recorde. Campanha barata, hein? Na verdade, o que há é um festival de omissões visível. Por exemplo: ele fez, é claro, campanha de rádio e TV. Só que em sua declaração de despesas não consta nenhum gasto em produção de programas. Não há dúvida de que Cafeteira mediu Renan pelo seu próprio metro.


GOVERNO

Sem celular
O gabinete presidencial, onde Lula despacha, passou a ter um bloqueador de celular.



BRASIL

Todo cuidado é pouco
No dia 30, sai o resultado da licitação do primeiro lote das obras de transposição do Rio São Francisco. Mas é sempre bom ficar atento: 76 empreiteiras concorrem a esse trecho. É muita empreiteira junta.

Advogado: reserva-se
Um dos mais famosos advogados de Brasília recebeu na semana passada um telefonema inusitado. Do outro lado da linha, um grande empresário paulista pediu: "Há um rumor de que haverá uma operação em cima do meu setor. Desde já quero reservar você para me defender". A reserva foi feita.



VENEZUELA

E o Ibope não agradou...
Na semana passada, Hugo Chávez fechou temporariamente os dois maiores institutos de pesquisa de opinião da Venezuela. Alegou problemas fiscais. Não por acaso, as duas empresas haviam realizado levantamentos que mostravam a insatisfação dos venezuelanos com o fechamento da RCTV. A atitude de Chávez remete a uma história curiosa: há dois anos, irritado com os institutos de opinião locais, Chávez contratou o Ibope, depois de uma indicação de José Dirceu. Mandou fazer uma pesquisa sobre a popularidade do governo. O resultado colhido pelo Ibope foi pior que o dos institutos locais. Foi a última pesquisa feita pelos brasileiros.



ECONOMIA

Guerra light
Um mês foi suficiente para que a Coca-Cola Zero vendesse mais do que todas as versões light da Pepsi (Pepsi Light, Max e Twist Light). Em maio, segundo o Nielsen, o refrigerante alcançou 1,8% de participação no mercado brasileiro. As três versões de Pepsi somadas alcançam 1,4%. A Coca Zero já está chegando perto até da veterana Coca-Cola Light, que é dona de 2,9% do mercado.

Mini-Daslus pelo Brasil afora

Valéria Gonzalez/AE
Eliana: possibilidade de sair do sufoco

Estão quase fechadas as negociações entre a Daslu e o grupo JHSF para uma associação que pode tirar do sufoco a luxuosa loja paulistana. Sem alarde, Eliana Tranchesi costura o contrato com o presidente do JHSF, José Auriemo Neto. A sociedade inclui a abertura de mini-Daslus em várias cidades, começando pelo Rio de Janeiro. Auriemo, de 31 anos, está virando uma espécie de rei do segmento luxo: meses atrás, comprou a rede de hotéis Fasano e está construindo um shopping de alto luxo em São Paulo – bem em frente à Daslu.

COMPORTAMENTO

Cinzas e porcentuais
Cremar os mortos tem um forte componente cultural, como se sabe. No Japão, a cremação atinge 99% dos óbitos e na Alemanha, 35% do total de mortos. No Brasil, a cremação tem escala mais modesta. Mas, ainda assim, há variações curiosas entre regiões. Um levantamento inédito de uma empresa do setor revela que Porto Alegre é a cidade brasileira com o maior índice de cremação em relação aos óbitos: chega aos 8%. Já em São Paulo esse porcentual não passa de 5%.



PAN

Os combatentes
A equipe dos Estados Unidos para os Jogos Parapan-americanos 2007 – competição com deficientes físicos que se realizará em seguida ao Pan do Rio nos mesmos locais – terá vários ex-combatentes americanos que estiveram lutando no Iraque.



LIVROS

A saga continua
A Rocco acaba de vencer um disputado leilão pelo direito de lançar no Brasil uma continuação – sim, mais uma – de ...E o Vento Levou. Ainda sem título em português, o livro levou doze anos para ser escrito por Donald McCaig, conhecido nos EUA por obras sobre a Guerra da Secessão. Chegará às livrarias em 2007 e será centrado no personagem eternizado nas telas por Clark Gable. Esta é a terceira continuação do livro lançado em 1936 por Margaret Mitchell.


Com Jan Theophilo
e-mail: ljardim@abril.com.br




Foto Lia Lubambo

Arquivo do blog