Entrevista:O Estado inteligente

sábado, janeiro 06, 2007

Soltar a fera Mauro Chaves

“O Brasil não pode continuar como uma fera presa numa rede de aço invisível, debatendo-se, exaurindo-se, sem enxergar a teia que o aprisiona'.

Esta talvez seja a melhor frase pronunciada por um político brasileiro em seu discurso de posse, nos últimos tempos. Consegue sintetizar a situação em que nosso país foi colocado.

A fera está presa, antes de mais nada, em razão da fragilidade de uma política econômica que é hostil à produção e aos investimentos. Essa é a política que levou o Brasil a ser praticamente o último da América Latina e dos países emergentes, num momento em que o céu da economia internacional é de brigadeiro de seis estrelas.

A fera está presa porque não há uma prática transformadora que vá muito além dos discursos; porque não basta que se conheça a necessidade do bem (é preciso praticá-lo) e não basta anunciar futuro glorioso para o povo brasileiro (é preciso construí-lo).

A fera está presa porque a falta de crescimento pune os mais necessitados, tornando-os clientela cativa do assistencialismo. E está presa, sobretudo, porque o País passa por uma crise de valores, moral e política, que atinge a posição que alcançamos na linha de frente de uma das melhores coisas que a cultura ocidental já produziu: a democracia representativa.

P. S. - A frase inicial é do discurso de posse do presidente Lula. As outras considerações estão no discurso de posse do governador Serra.

Arquivo do blog