Entrevista:O Estado inteligente

sábado, janeiro 20, 2007

O disco rígido de 1 terabyte

Kilo, mega, giga... tera

A escalada tecnológica dos computadores
cruza uma barreira espetacular com o
lançamento do disco rígido de 1 terabyte


Rafael Corrêa

Divulgação

O QUE CABE NO NOVO HD
O disco rígido de 1 terabyte – o equivalente a 1000 gigabytes – pode armazenar
• 330 000 fotografias ou
• 250 000 faixas musicais ou
• 358 filmes ou
• 1 000 horas de vídeo ou
• 625 000 livros eletrônicos

Os discos rígidos de computador, os HDs, acabam de cruzar uma barreira tecnológica que vai causar enorme impacto na forma como se armazena informação. A companhia japonesa Hitachi anunciou o lançamento, para março, do Deskstar 7k1000, um HD com capacidade de 1 terabyte – o equivalente a 1.000 gigabytes. Hoje, os computadores usados na maioria das casas e escritórios têm HDs com capacidade entre 40 e 120 gigabytes, o que muitas vezes torna necessário administrar o espaço do disco, apagando arquivos ou fazendo backup em CDs ou DVDs. Com o Deskstar 7k1000, é possível armazenar arquivos praticamente sem se preocupar com o espaço. Ele pode abrigar 250.000 faixas musicais, treze vezes mais que o iPod mais poderoso. Ou ainda 625.000 livros eletrônicos, que em versões impressas em papel consumiriam 20.000 árvores. Com preço anunciado de 399 dólares, o novo HD é mais barato, em termos relativos, do que os discos rígidos hoje utilizados. Nele, cada gigabyte custa 40 centavos de dólar, contra 61 centavos nos HDs convencionais.

Para chegar à revolução do disco rígido de 1 terabyte, foram necessários cinqüenta anos. O primeiro HD digno desse nome foi o Ramac 350, lançado comercialmente pela IBM em 1956. Era um trambolho de 60 centímetros de diâmetro que precisava de uma máquina do tamanho de duas geladeiras para funcionar. O Deskstar 7k1000 é sete vezes menor e 200.000 vezes mais potente. O segredo de sua capacidade é que os dados são gravados na superfície do disco em sentido vertical. Nos HDs convencionais, a gravação é feita no sentido horizontal. Para entender melhor a diferença, imagine-se uma fila de pessoas. Se elas se deitarem no chão, em vez de ficarem em pé, ocuparão mais espaço no solo.

Paul Sakuma/AP

O PRECURSOR
O primeiro disco rígido, o Ramac 350, foi lançado em 1956 pela IBM. Tinha 60 centímetros de diâmetro – contra 9 centímetros dos discos atuais – e apenas 5 megabytes de espaço, o suficiente para armazenar uma música de cinco minutos

O HD de 1 terabyte chega num momento em que cada vez mais se vêem e armazenam vídeos no computador, o que demanda muito espaço do disco rígido. Um único filme em alta definição pode ocupar 8 gigabytes. Os discos rígidos com capacidade de armazenamento na casa dos terabytes têm lugar garantido no futuro que o bilionário Bill Gates enxerga para o uso da tecnologia da informação. O dono da Microsoft acredita que em poucos anos as casas serão todas "conectadas" – os eletrodomésticos e os computadores pessoais estarão interligados por uma rede doméstica. O novo disco rígido funcionaria como um grande arquivo central dessa rede, armazenando de receitas de bolo a fotos da última viagem de férias. Apesar do impacto que o Deskstar 7k1000 deve causar no mundo dos computadores, não deve durar muito seu reinado como o HD mais potente. Estima-se que, já em 2009, discos rígidos de 2 terabytes sejam equipamentos comuns nos PCs.

Arquivo do blog