Entrevista:O Estado inteligente

segunda-feira, janeiro 16, 2006

Lucia Hippolito na CBN:Não é hora de encerrar os trabalhos da CPI dos Correios

 

"É incompreensível a decisão da CPI dos Correios de encerrar os trabalhos antes do prazo. Tantas investigações ainda por terminar, tantas pistas importantes ainda por seguir.


Mas o presidente da CPI, senador Delcídio Amaral, está decidido a concluir os trabalhos o mais rapidamente possível.


Na última semana, surgiu a informação de uma mesada de três mil reais repassada durante dois anos pela empresa aérea Beta, envolvida em negócios esquisitos com os Correios, ao deputado João Hermann, do PDT paulista.


Curiosamente, o nobre parlamentar apresentou uma emenda ao projeto de lei das agências reguladoras, reservando o mercado de transporte aéreo de carga às empresas nacionais. Como é o caso da Beta, vejam só.


A coisa deve ser mesmo séria, porque o PDT suspendeu imediatamente a filiação de João Hermann até o esclarecimento total das denúncias. Até agora, apenas dois partidos tomaram providências em relação a filiados seus envolvidos em falcatruas.

 

O PFL expulsou o deputado paulista João Batista Ramos, encontrado com um avião cheio de dinheiro. E o PDT suspendeu temporariamente a filiação de João Hermann. Foi só.


Como resposta para a mesada encontrada em sua conta bancária, o deputado João Hermann deu uma explicação que disputa o prêmio de originalidade com o deputado petista João Paulo Cunha. João Paulo justificou a presença de sua mulher no Banco Rural de Brasília, dizendo que ela ia pagar a conta de uma TV a cabo. Chegou a escrever uma carta, mas quando apareceu o nome da mulher como uma das sacadoras das contas de Marcos Valério, o nobre deputado recuou.


João Hermann, por sua vez, declarou que divide um carro importado com o dono da empresa que presta serviços aos Correios. Mesmo se fosse verdade, já seria razão para cassar seu mandato por quebra de decoro, por relações promíscuas com empresários do setor privado.


Mas se ficar provado que recebia dinheiro da empresa para tratar de seus interesses, aí é tráfico de influência, corrupção da grossa. Dá cassação e processo na justiça comum.


Falta investigar o suposto tráfico de influência do ex-secretário do PT Silvio Pereira, junto à Skymaster, outra empresa aérea investigada pela CPI dos Correios.


Vários deputados ainda precisam ser julgados por crime de caixa 2, fundos de pensão ainda precisam ser investigados, novas contas do publicitário Duda Mendonça não páram de aparecer no exterior.


Não é hora de encerrar os trabalhos da CPI dos Correios. É preciso prosseguir, pôr tudo em pratos limpos.


É o mínimo que a sociedade espera do Congresso Nacional. Espera, e vai cobrar nas eleições de outubro."

Enviada por: Ricardo Noblat

Arquivo do blog