Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, janeiro 05, 2006

Lucia Hippolito na CBN:Ninguém abre mão de se manter no poder


" O governo Lula tem 30 bilhões de reais para gastar nos próximos seis meses.


Várias obras estão programadas. Algumas muito urgentes, outras nem tanto. Mas todas importantes em ano eleitoral.


A oposição esperneia, alegando que são obras eleitoreiras, realizadas com o único objetivo de ajudar na campanha de reeleição do presidente Lula.


É isso mesmo. São obras eleitoreiras sim, e não há nada de ilegal nisso. Nas democracias representativas, políticos são eleitos. E mais: políticos adoram ser reeleitos.


Nenhum governo deixa de usar todos os instrumentos à sua disposição para se manter no poder e ajudar os aliados. Bobagem pensar que poderia ser diferente.


É assim que a banda toca, seja aqui, nos Estados Unidos ou na Cochinchina. Em ano eleitoral, governo libera recursos para ajudar a si e aos seus aliados, e dá umas migalhas para a oposição. Está para nascer o governo que decida privilegiar adversários em prejuízo de si mesmo e de seus aliados.


É assim mesmo. Não há nada mais parecido com um partido no poder do que outro partido no poder. Não há nada de imoral nisso. Quando o governo virar oposição e a oposição virar governo, vai acontecer a mesma coisa.


O que é importante é que, garantida a alternância no poder, alternam-se também os grupos atendidos.


A atual oposição, principalmente PFL e PSDB, não tem do que reclamar. Foi amplamente beneficiada nos dois mandatos de Fernando Henrique – e nem assim elegeu o sucessor de Fernando Henrique.


Da mesma forma o PMDB, que é governo desde sempre, não importa quem esteja ocupando o Palácio do Planalto, também não pode reclamar.


O importante é a transparência e a prestação de contas. A sociedade tem o direito de saber que obras são essas, por que a licitação foi dispensada em alguns casos, quais são as empreiteiras escolhidas, quanto está custando cada centímetro desta ou daquela ponte, enfim, onde foi aplicado cada centavo gasto pelo governo federal.


Tudo às claras, tudo escancarado na imprensa. É bobagem reclamar. Em ano eleitoral, governos fazem obras eleitoreiras. Nem por isso ganham todas as eleições.


A sociedade brasileira já está aprendendo que promessa de campanha quase nunca é cumprida. Mas as obras realizadas antes das eleições são importantes, porque podem representar benefícios para vários segmentos da população.


O povo não é tolo. Aceita os benefícios, mas na hora da eleição, vota em quem quiser."

Enviada por: Ricardo Noblat

Arquivo do blog