Entrevista:O Estado inteligente

sábado, dezembro 21, 2013

De cabelo em pé - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 21/12

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), usou aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) para viajar na noite de quarta-feira ao Recife, onde, no dia seguinte, submeteu-se a uma cirurgia para implantar 10 mil fios de cabelo. É a segunda vez neste ano que Renan usa avião da FAB para fins particulares. Em junho, foi a Trancoso (BA) para o casamento da filha do colega Eduardo Braga (PMDB-AM). Depois que esta coluna revelou o fato, reembolsou R$ 32 mil à União.

Outro lado Procurada pela coluna, a assessoria de imprensa do presidente do Senado não se manifestou sobre o uso da aeronave. A agenda oficial publicada no site da Casa não registra compromissos do peemedebista na capital pernambucana.

Tônico 1 Antes de viajar para a cirurgia anticalvície, Renan gravou pronunciamento para a TV, em que faz balanço positivo do primeiro ano de sua gestão na Casa.

Tônico 2 Na mensagem, o congressista anuncia que o Senado economizou cerca de R$ 260 milhões em 2013. Ele pretende entregar um cheque simbólico ao Executivo nesse valor. Não se sabe se também vai reembolsar o novo voo.

Bedel Renan telefonou ontem para senadores que estarão de "plantão" durante o recesso parlamentar, entre 24 de dezembro e 2 de fevereiro. Confirmou os locais onde eles devem estar e os telefones em que poderão ser encontrados.

De casa O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que estuda solicitar intervenção federal nos presídios do Maranhão, tem entre seus principais conselheiros o procurador Nicolao Dino, irmão de Flávio Dino, candidato de oposição à família Sarney ao governo do Estado.

Caos No ano, 50 presos já morreram no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís. Nesta semana um conflito levou à morte de 5 detentos, 3 deles decapitados.

Limbo Conselheiros de Fernando Haddad (PT) apontam que a decisão da Justiça de barrar o aumento do IPTU força a Prefeitura de São Paulo a "cometer uma ilegalidade". A lei 15.044/2009 obriga o município a reajustar a Planta Genérica de Valores, que baliza o imposto.

Preparando... O PT e a gestão Haddad pretendem retomar a discussão sobre o reajuste do IPTU só em 2014. A ideia é usar as redes sociais para tentar provar que o projeto, sustado, beneficiava a população de baixa renda.

... terreno Já o PSDB, que também entrou com ação contra o aumento do tributo, mas foi ofuscado pela Fiesp de Paulo Skaf, vai usar a internet para tentar assumir protagonismo do caso.

Bumbo Dirigentes tucanos criticam o uso de recursos da entidade presidida pelo pré-candidato do PMDB ao governo paulista para veicular comerciais na TV sobre a suspensão do reajuste.

Resta... Guardado por Dilma Rousseff para seu último ano de mandato, o programa de apoio a mulheres vítimas de violência sexual e agressões será instalado em todo o país, exceto Pernambuco, Estado governado por Eduardo Campos (PSB), seu provável rival em 2014.

... um O programa Casa da Mulher vai reunir num só local delegacia especializada no atendimento à mulher, vara de Justiça, defensoria pública, promotoria e equipe psicossocial. O projeto será desenvolvido em parceria com governos estaduais, prefeituras e o Judiciário.

Sem espaço Segundo o Planalto, o governo de Pernambuco informou que não tinha nenhum local disponível para instalar o programa.

tiroteio

"Se Haddad tivesse tanta garra para melhorar a cidade quanto tem para brigar pelo IPTU, São Paulo se tornaria a cidade dos sonhos."
DO DEPUTADO DUARTE NOGUEIRA, presidente do PSDB-SP, sobre a tentativa frustrada de Fernando Haddad (PT) de reajustar o IPTU de São Paulo em 2014.

contraponto


Excursão de fim de ano

O presidente da Embratur, Flávio Dino (PC do B-MA), foi ao Senado na última semana para apresentar estatísticas sobre o impacto do turismo sobre o comércio das cidades brasileiras. Ao citar exemplos de locais beneficiados, brincou com o aliado Inácio Arruda (PC do B-CE):

--Se o turista compra um suco na Volta da Jurema, depois vai aos bares de Iracema e, no dia seguinte, vai ao Beach Park e, no terceiro dia, ao Centro de Convenções... Fiz um comercial bacana do Ceará agora! --disse Dino.

--Se ele for parar em Lençóis, no Maranhão, então está feito! --devolveu Arruda para o maranhense.

Arquivo do blog