Entrevista:O Estado inteligente

sábado, dezembro 13, 2008

Novos jogos mexem com a família toda

Ninguém fica parado

As atrações para a família, principalmente
as que a transportam para palcos de shows
musicais, são as estrelas da nova safra de jogos


Duda Teixeira

VEJA TAMBÉM
Exclusivo on-line
O ranking dos games

Foi-se o tempo em que o estereótipo do jogador de videogame era o adolescente solitário com os olhos grudados na tela e expressão ausente. Os avanços na tecnologia dos games os transformaram em diversão para famílias ou grupos de amigos animados. A mudança começou há dois anos, com o lançamento do console Nintendo Wii, que trazia como inovação o controle remoto sem fio com sensor de movimentos. O jogador agita o controle no ar e o gesto é transferido para a ação do game na tela. O Wii representou uma mudança de paradigma. Enquanto Sony e Microsoft apostavam em consoles cada vez mais elaborados, com controles de dezesseis botões, e games com imagens quase reais, a Nintendo investiu na simplicidade e conquistou também os adultos. Agora, outros fabricantes embarcam nessa tendência, principalmente com jogos musicais, como Rock Band e Guitar Hero, versões melhoradas do antigo videokê. "São dois jogos extremamente populares e não há sinais de que perderão clientes no futuro", disse a VEJA o americano David Riley, consultor do instituto de pesquisas NPD Group e especialista em jogos.

Nesta página, VEJA apresenta a nova safra de games. Ela inclui as duas versões mais recentes dos jogos musicais campeões de público, além de outros para jogar em grupo, como o Dancemachine, da brasileira Tectoy. Há novidades também nos games para jogar individualmente – nesse caso, talvez seja preciso disputar espaço no console com o resto da família.

Manoel Marques e divulgação

Guitar Hero e Rock Band
Estas são as novas versões dos dois jogos que se tornaram uma febre ao dar a qualquer mortal, com ou sem noção de música, a sensação de dividir o palco com sua banda preferida, dos Rolling Stones ao R.E.M. Clipes de shows com bonecos 3D aparecem no vídeo. Com uma guitarra simplificada que tem botões no lugar das cordas, bateria eletrônica e microfone, o jogador responde às instruções da tela.Elas determinam o momento exato de tocar. "Jogar sozinho é muito chato. Quando alguém propõe ligar o videogame, mesmo em uma rodada de cerveja, vamos todos", diz Daniel Pacheco, estudante que joga com os amigos em São Paulo (à esq. na foto acima).
Rock Band 2
Xbox 360, PS3
Preço: 229 reais (sem instrumentos)

Guitar Hero World Tour
Xbox 360, Wii, PC, PS3, DS
Preço: 270 reais
(600 reais com a guitarra)


Manoel Marques

Dancemachine DVT-F800
A empresa brasileira Tectoy garantiu espaço no mundo dos games graças a consoles baratos e antigos, como Mega Drive e Master System. O DVT Dancemachine vem com um microfone, um joystick e um tapete. O desafio é dançar e cantar ao mesmo tempo. A letra da música aparece na televisão com setas indicando onde pisar.
Serve para: Tectoy
Preço: 299 reais


Fotos divulgação

High School Musical 3
No embalo do filme em cartaz nos cinemas, o jogo pretende alcançar o público pré-adolescente, na faixa de 7 a 12 anos. Bonecos que lembram os atores dos três filmes da série dançam no vídeo. Enquanto isso, no ritmo da música, o jogador aciona o teclado tentando encaixar objetos que voam pela tela nos locais indicados. À medida que completa com sucesso as primeiras canções, pode-se aventurar nas mais difíceis. Ao todo, são 29.
Serve para: PC
Preço: 49,90 reais


Rayman Raving
Rabbids TV Party
Um dos títulos mais engraçados para o Nintendo Wii. Rayman é um pato que tem sua vida infernizada por coelhos malucos, que roubam a cena. Desta vez, eles invadem programas de televisão e precisam ser mandados embora pelo jogador. Para quem comprou o Wii Balance Board, o tablado para pisar em cima, eis uma boa chance para usá-lo.
Serve para: Wii, DS
Preço: 189 reais


Pro Evolution Soccer 2009
O jogo Winning Eleven, da japonesa Konami, conquistou fãs do tradicional Fifa com imagens realistas e uma boa dose de estratégia. Agora rebatizado de Pro Evolution Soccer, consolidou-se como o preferido dos aficionados que participam de campeonatos de futebol virtual.
Serve para: Xbox 360, PS3, Wii e PC
Preço: de 90 a 279 reais


Spore
Um dos mais criativos jogos de simulação já lançados, reproduz o surgimento e a evolução da vida. Na primeira fase, chamada "Poça", cria-se uma célula, que evolui até se tornar uma criatura. Esse pequeno ser ganha novos e exóticos atributos, segundo os desejos do jogador. Quando está mais esperta, a criatura interage com outras, funda civilizações e se lança ao espaço em busca de novos planetas.
Serve para: PC
Preço: 99,90 reais


Gears of War II
Num cenário pós-apocalíptico, humanos lutam contra mutantes alienígenas e os usam como escudos vivos. Um jogo para quem tem estômago capaz de suportar muito sangue e destruição. As cenas fortes impedem que o jogo seja vendido para menores de 18 anos. Mesmo assim, a expectativa da Microsoft é que este se torne o seu título mais comercializado no ano que vem.
Serve para: Xbox 360
Preço: 179 reais


Need for Speed Undercover
Um dos mais populares jogos de corrida sai dos circuitos fechados. Desta vez, o jogador atua como um policial infiltrado num sindicato internacional do crime. Além de dirigir o carro e perseguir um maníaco, o piloto precisa fugir dos policiais que o tomam por bandido.
Serve para: Xbox 360,
PS3 e PC
Preço: a partir de 99,90 reais


Wii Music
O jogador simula até sessenta instrumentos movimentando os controles do Wii no ar. Dá para tocar saxofone, bateria, guitarra e violino. Quem quiser se sentir no lugar de um maestro poderá usar o controle como batuta e reger uma orquestra. O programa permite que quatro pessoas se divirtam simultaneamente.
Serve para: Wii
Preço: 279 reais

Fontes: Roger Tavares (Gamecultura), Eletronic Arts, Microsoft, Nintendo, Ubisoft, Fnac e Positivo

Arquivo do blog