De Nahum Sirotsky (24 Dez 08)
É fria a noite da missa do Galo. Há fortes ventos. Na Terra Santa se agradece pela chuva tempestuosa depois de seco começo de inverno que ainda pode trazer racionamento de água .O Jordão ,grande fonte,´pode ser chamado de rio. As demais correntes,de curtíssima extensão,são uns pobres riachos.
Bethlechem( Casa do Pão),Belém da Natividade, na Judea, nome de uma das Doze tribos de hebreus , fica relativamente a pouca distancia de Jericó pela qual, vindas de 40 anos de peregrinação pelo deserto do Sinai, entraram em Canaã , a Terra Prometida.Em Belém nasceu Davi que viria a derrotar o gigante Golias com uma pedrada e se transformar em grande herói de seu povo. Chegaria a rei de Jerusalém. Na estrada para Belém fica o túmulo de Rachel, amada de Jacó, morta de parto, onde sempre tem judeus rezando nas 24 horas do dia como, diz a Bíblia, desejou seu marido. Sua irmã Lea, a mais feia, jaz no Túmulo dos Patriarcas, da família de Abrão. em Hebron. São cidades antiqüíssimas de milhares anos de historia. O Testamento contém inigualáveis narrações de inesquecíveis aventuras.
No Natal de 2008 a cidade de Belém lotou de peregrinos devido ao longo período de relativa calma na região.Milhares tiveram de se hospedar em Jerusalém. Tanto a estrada da capital judaica como as ruas da cidade da Natividade tinham atenta vigilância de forças judias e palestinas. Nunca se desconta a hipóteses de atos terroristas dos fanáticos.
Em Belém chega-se à manjedoura onde nasceu o Cristo.Entra-se pela Basílica do nascimento entregue à responsabilidade do clero grego-ortodoxo que só comemora o nascimento em janeiro. A manjedoura é ligada a Igreja Católica de Santa Margarida por longa passagem subterrânea na qual existe espaço onde a Bíblia foi traduzida para o Latim por São Jerônimo. A Igreja Católica é cuidada pelos franciscanos.
No silencio e solidão dos dias tranqüilos ou no burburinho do Natal, com poucos segundos para cada peregrino, a manjedoura emociona para quem sabe o que significa. É por mim inesquecível a experiência com milionário brasileiro pouco letrado.Chegou a Tel Aviv e logo reclamou ao hotel que queria ir a Terra Santa.Só falava brasileiro.Tinha o nome do jornalista como referencia. Telefonaram.Fui ao encontro e deslindei que desejaria Jerusalém e Belém. Botei no meu carro e lá fomos nós. Ele nada sabia mesmo.Em Jerusalém perguntou pelos reis Magos. Em Belém quis saber se Madalena vivia por perto. Foi assim mesmo e pior. Não perguntem nomes pois jamais direi. Pai de amigo, sem nada conhecer de historia pouco distingue uma pedra de outra. Não há emoção.
Segundo diferentes tradições, José e Maria seriam do sangue de Davi de cuja casa os judeus esperam venha o seu Messias, palavra que significa Salvador. Jesus nasceu em Belém e ascendeu aos céus de Jerusalém. Brincou nas ruas de Nazaré da Galiléia onde até hoje existe a fonte onde Maria ia buscar água.Em Nazaré uma grande basílica marca o local da oficina de Jose e da casa da família.Assim, em poucas palavras, fui narrando.
Quem viveu o que ficou para historia confirma que tende a ser recordada como diferentes versões do que aconteceu. E´ quando se expressa em mitos que se infiltram
permanentemente no subconsciente dos indivíduos e povos que passa a ter vida e imortalidade. Como a Natalidade .
Nos dias correntes cresceram as tensões nas relações entre Israel e o Hamas que lidera em Gaza.Chegaram a níveis que, se não urgentemente reduzidos logo se transformarão em sangrentas lutas. É a encruzilhada entre o céu e o inferno.
Dia 24 cerca de 80 Qassams caíram sobre o sul de Israel.Cidades a 30 quilômetros receberam equipamento de alerta para prevenir as populações em caso de ataque. O Hamas promete mais se Israel não abrir as passagens para Gaza. Só mesmo milagre explica não haver vitimas . Não é provável que sejam repetidos.