Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, dezembro 05, 2008

As novidades no front: Fernando Gabeira


Folha de S. Paulo - 05/12/2008

A polícia conseguiu expulsar os traficantes do morro Dona Marta, na zona sul do Rio. Segundo os jornais, não se ouvem mais tiros, não circula ninguém armado.
Todos se perguntam até quando vai durar a paz. Há um lugar onde ela é duradoura, a Tavares Bastos. Mas o trabalho ali foi muito mais longo e, além disso, o lugar fica ao lado do Bope, o batalhão que inspirou o filme "Tropa de Elite".
O governo diz que vai levar obras sociais ao Dona Marta e, com isso, assegurar a mudança. Tenho algumas dúvidas. Obras sociais não expulsaram os traficantes. Também não o fizeram os soldados da PM.
Em alguns lugares, os traficantes usaram as obras sociais até para esconder armas. Em outros, os chamados Postos de Policiamento Comunitário são um fracasso no sentido de garantir a paz.
Uma das razões do sucesso inicial no Dona Marta foi o número de homens empregados: 70. Alguns postos policiais com apenas 25 homens, distribuídos em turnos, sofrem com a inferioridade tática diante dos traficantes. Em alguns, os policiais são obrigados a usar camisetas; se vestirem a farda completa, serão inimigos e rechaçados à bala.
Não é impossível impedir o domínio territorial armado nos morros do Rio. Nunca se tentou seriamente, com um plano articulado que pudesse ser avaliado em seus detalhes e tivesse um calendário verificável. Infelizmente, sempre houve espasmos.
Todas as grandes cidades do mundo têm tráfico de drogas. No Rio, a situação é especial: tanto o tráfico como as milícias ocupam, militarmente, o território, privando milhares de pessoas de seus direitos elementares.
O pior é que já sabemos como fazer, mas nunca reunimos todas condições necessárias. Este filme já passou. Na Colômbia.

Arquivo do blog