Entrevista:O Estado inteligente

terça-feira, setembro 23, 2008

Paulson diz que falta de crédito já chegou a empresa

BLOG MIRIAM LEITÃO-Paulson diz que falta de crédito já chegou a empresas

O secretário do Tesouro Americano, Henry Paulson, e o presidente do Fed, Ben Bernanke, acabaram de falar ao Senado americano sobre a crise financeira. Como era esperado, eles colocaram pressão sobre o Congresso para a aprovação rápida do pacote e disseram que, embora o plano seja ousado, as conseqüências do agravamento da crise serão muito piores para o contribuinte americano.

Até aí, nada de novo, mas o mercado estava atento a cada palavra dita pelos dois. E para o gerente de análise da Link Corretora, Celso Boin Júnior, um ponto chamou atenção: Paulson disse que as empresas americanas já estão tendo dificuldades para conseguir financiamentos. E isso significa que a crise financeira está chegando à economia real:

- A rapidez com que isso aconteceu é impressionante. Se a torneira fechou também para as empresas, é sinal de que vamos mesmo ter recessão - disse.

Por enquanto, o Ibovespa está oscilando com altas e quedas moderadas e as bolsas americanas estão em alta. Segundo Boin, não há como prever nenhum tipo de tendência. Os mercados estão mesmo navegando no nevoeiro.

Na CBN

Pacote para salvar sistema financeiro é ruim

O secretário do Tesouro americano, Henry Paulson, pediu a adesão de outros países ricos ao pacote. Mas eles responderam que não estão pensando nisso. E isso porque o plano bolado pelo governo Bush é ruim. Ouçam aqui o comentário da CBN e entendam melhor.

Arquivo do blog