Entrevista:O Estado inteligente

sábado, maio 10, 2008

VEJA Carta ao leitor

Divertido e informativo
O "politicômetro" na versão impressa e na on-line: um teste para situar o leitor no espectro político-ideológico


VEJA TAMBÉM
Exclusivo on-line
Teste: "politicômetro"

A edição impressa de VEJA e Veja.com (www.veja.com.br) têm vidas paralelas, mas com diversas áreas em comum. Uma delas é o Radar, seção de notícias exclusivas que VEJA publica com sucesso há mais de vinte anos. No site da revista, ela tem sua versão no Radar on-line, atualizado de hora em hora (ou de minuto em minuto, se for o caso) pelo titular da seção, na revista e na internet, o editor especial Lauro Jardim. No ar há quase dois anos, o Radar on-line coleciona diversos furos jornalísticos que exigiram imediata divulgação, já que não se manteriam como notícia exclusiva até o fechamento da revista impressa, na noite de sexta-feira. Dois exemplos: em janeiro, o Radar on-line noticiou que a empresa de telefonia Oi havia fechado o preço de compra da Brasil Telecom, sua congênere, naquele que é o maior negócio já realizado nessa área no Brasil. O furo foi capa dos principais jornais no dia seguinte. Em abril, Lauro Jardim colocou na internet a informação sobre o recall e a multa que a Volks terá de pagar por causa do caso Fox. Veja.com também conta com um podcast de Diogo Mainardi, o colunista mais lido da revista impressa, e com o blog de Reinaldo Azevedo, que uma vez por mês aparece nas páginas da revista com artigos sobre política e cultura.

Neste número, a interação de VEJA e Veja.com produziu outra parceria extraordinária: o "politicômetro", um teste que, inspirado numa iniciativa americana, situa o leitor no espectro político-ideológico por meio do cruzamento de respostas a vinte perguntas sobre os mais variados temas. A idéia do teste surgiu durante a confecção da reportagem sobre a pesquisa A Cabeça do Eleitor, que resultou no livro de mesmo nome, a respeito da lógica que orienta os eleitores do país. O autor da pesquisa, o sociólogo Alberto Carlos Almeida, elaborou o teste brasileiro, que, na versão on-line, dispõe de um quadrante que localiza o leitor entre os extremos esquerda-direita e liberal-antiliberal. Divertido e revelador.

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