Entrevista:O Estado inteligente

sábado, maio 31, 2008

RADAR

Lauro Jardim
e-mail: ljardim@abril.com.br

Os 200 indispensáveis do presidente

Marcos d'Paula/AE
Lula: quem serão os preferidos dele?

Por determinação de Lula, somente 200 dos 700 funcionários que trabalham no Palácio do Planalto vão se transferir para o Palácio do Buriti quando o Planalto entrar em obras nas próximas semanas. Os outros 500 serão distribuídos pelos ministérios. Lula também avisou aos mais próximos que, quando acabarem as obras de restauração, só esses 200 retornarão ao Palácio do Planalto. Agora será fácil saber quem são mesmo os mais indispensáveis para Lula – o que causará ciumeira das grandes. Aliás, o palácio foi originalmente projetado para 200 funcionários. Mas, como tudo no estado brasileiro, foi inchando, inchando...


Governo

Dilma reclama de Tarso...
Dilma Rousseff e Tarso Genro não vivem um tempo de bonança em suas relações. No centro das divergências está o ano de 2010. Tarso quer ser o candidato do PT. Dilma é a atual preferida de Lula. Há dez dias, Dilma foi pessoalmente a Lula reclamar de uma entrevista de Tarso ao diário gaúcho Zero Hora, na qual o ministro da Justiça afirma que ela "não tem militância no partido, em grupo nenhum".

...e diverge da Petrobras
Há outro curto-circuito já produzindo fumaça que também tem Dilma Rousseff como protagonista. Desta vez, o embate é com a Petrobras. O motivo: a estatal quer erguer refinarias nos EUA. Dilma é contra. Quer que sejam construídas no Brasil.

Brasil

Tempo quente no Sul
Na segunda-feira, o Rio Grande do Sul assistirá a mais um capítulo da briga de Yeda Crusius com o seu vice, Paulo Feijó. O conselho do Banrisul se reúne para analisar um relatório de 100 páginas do Tribunal de Contas do Estado. Nele, o TCE constatou várias irregularidades cometidas pela diretoria do banco gaúcho entre 2001 e 2007. Coisas que vão desde dispensas suspeitas de licitação até subcontratação de empresas com favorecimento. No ano passado, Feijó rompeu com a governadora ao pedir a demissão do presidente do Banrisul, Fernando Lemos, a quem acusou de diversas fraudes. Com base num dossiê produzido por Feijó é que o TCE iniciou sua auditoria.

Câmara

Para passar, tem de assumir
Um influente deputado, daqueles sensíveis aos humores dos colegas, acha que o governo caminha para a derrota na votação que tentará empurrar goela abaixo do brasileiro um novo imposto. "O governo quer ressuscitar a CPMF, mas não assume. Se continuar assim, o projeto não passa. Por que um deputado vai arcar com esse ônus em ano de eleição se o governo não quer assumi-lo?"

Eleições 2010

Petistas céticos...
O depoimento de Dilma Rousseff no Senado foi incensado por muitos, mas a ministra ainda vai ter de se esforçar para conquistar de verdade os corações petistas no Congresso. Somente 23% dos deputados e senadores do PT acham que Dilma será a candidata do partido em 2010. Esse porcentual emerge de um levantamento feito entre 6 e 14 de maio no Congresso pela consultoria Arko Advice.

...assim como os tucanos
Em relação a José Serra, a pesquisa traz um dado curioso: 76% dos congressistas dão como certo que ele será o candidato do PSDB à Presidência. Na bancada do PSDB, no entanto, só 50% apostam nessa possibilidade.

Economia

Tela fina
A LG, a líder em venda de televisores no Brasil, decidiu tentar melhorar a imagem da TV de plasma, que nos últimos tempos tem perdido mercado para as TVs de LCD, tidas como superiores. Vai lançar uma nova geração de televisores de plasma e uma campanha para tentar mudar essa percepção do consumidor.

Comportamento

O que vai pela cabeça de brasileiras e francesas
Pesquisas internas da L’Oréal confirmam o estereótipo de que os franceses são menos chegados a um banho que outros povos. Comparadas às mexicanas, as brasileiras também perdem de longe nesse quesito. Aos números, então: as mexicanas lavam o cabelo com xampu 7,8 vezes por semana, em média. As brasileiras fazem o mesmo 4,9 vezes por semana. E as francesas? Elas declaram usar xampu 2,9 vezes por semana.

Um leilão para poucos

Marcos d'Paula/AE
Olhos-de-boi: um dos mais raros do mundo


Quanto você acha que valem estes três selinhos brasileiros aí ao lado? Tome fôlego e agüente firme: valem entre 1 milhão e 1,5 milhão de dólares. Essa é a estimativa dos especialistas para o conjunto de olhos-de-boi, datado de 1844, que será leiloado em Nova York a partir de quinta-feira. Ele pertence à coleção do americano Norman Hubbard, uma das mais completas do mundo em raridades sul-americanas. Nela, os selos brasileiros se destacam. O Brasil foi o segundo país do mundo a adotá-los em todo o território nacional (o primeiro foi a Inglaterra). Os olhos-de-boi, chamados assim por causa do seu formato, tiveram vida curta: circularam em todo o país somente entre 1843 e 1845. Se você achou caro esse conjunto aí ao lado, não desanime. Serão leiloados outros olhos-de-boi pela bobagem de 15 000 dólares. É pegar ou largar.

Arquivo do blog