Entrevista:O Estado inteligente

segunda-feira, janeiro 22, 2007

FERNANDO DE BARROS E SILVA Quem tem medo de Chávez?

SÃO PAULO - Hugo Chávez é a bola da vez. Para o bem e para o mal, ele é a novidade ruidosa da política latino-americana. Lula é acomodador, a ponto de se referir ao "companheiro Bush". Chávez é do enfrentamento: usou a homenagem que lhe fez a Assembléia do Rio para atacar a mídia brasileira, "imperialista, inimiga do povo". O lúmpen do brizolismo que o assistia e incensava reviveu minutos de glória.
O poder autocrático acentuado pelo Congresso servil, o traço personalista, o cerco à mídia que ainda lhe faz oposição, o anúncio das estatizações de setores estratégicos -tudo isso, somado à retórica do "socialismo bolivariano", compõe a imagem de um líder anacrônico, um personagem de Glauber Rocha.
Chávez não é, como ele mesmo brincou, "uma florzinha", mas o antichavismo em curso não parece menos caricato e regressivo. Há muita incompreensão, há exageros "antibolivarianos" e há, em certos casos, uma histeria que sugere a reedição do CCC -sempre em nome da democracia. Mais uma vez, a omissão e o silêncio táticos da esquerda democrática abrem caminho para a direita furibunda.
O socialismo do século 21 vendido por Chávez não é socialismo nem na China -é uma reedição do nacionalismo estatizante que deu as cartas nas economias latino-americanas em meados do século 20. A diferença agora está, como disse o sociólogo Demétrio Magnoli em artigo ontem no "Estado de S. Paulo", na nova vocação estratégica das estatais: funcionam como "vacas leiteiras" das políticas externa e social, distribuindo riqueza (ou esmolas), e não mais como instrumento de diversificação industrial.
Há muitas razões para supor que a epopéia bolivariana não vai acabar bem. Mas Chávez e seus discípulos -a Bolívia de Evo Morales e o Equador de Rafael Correa- não são como raio em dia de céu azul; são resultado de décadas de espoliação e de receitas liberais patrocinadas por elites que sempre deixaram os índios da terra a ver navios.

Arquivo do blog