Entrevista:O Estado inteligente

sábado, janeiro 13, 2007

As abobrinhas "científicas" das celebridades

No reino da abobrinha

Declarações de celebridades sobre
saúde e ciência são puro besteirol


Silvia Rogar

Atores, cantores e apresentadores são contratados para representar, soltar a voz e comandar programas de TV. Seria ótimo que se contentassem com a fama e com seus cachês milionários. Em frente às câmeras ou em blogs pessoais, no entanto, acreditam poder palpitar sobre todo e qualquer assunto. Dão pitacos sobre medicina, defendem as maravilhas de novas dietas e soltam o verbo em prol de causas ambientais. Ano novo, vida nova? Nada. Esta é justamente a época em que as aspas pseudocientíficas costumam pipocar. Pensando nisso, a Sense about Science, ONG britânica que promove a disseminação de informações corretas sobre ciência e saúde ao grande público, acaba de lançar uma espécie de campanha antiabobrinha.

O combate às teorias nonsense das celebridades tem como mote "chequem primeiro os fatos". A organização, que conta com a colaboração de cerca de 1.400 pesquisadores do Reino Unido, selecionou frases sem fundamento, com os nomes dos respectivos autores das pérolas. Um grupo de especialistas de instituições renomadas, como a Universidade de Cambridge e o King's College de Londres, foi convocado para analisar quinze afirmações de famosos. Entraram na dança a cantora Madonna, o chef e apresentador Jamie Oliver, a modelo Elle Macpherson, a ex-senhora Paul McCartney, Heather Mills, entre outros. O resultado mostra que, para as celebridades, é menos arriscado participar de concursos de patinação no gelo que falar sobre saúde e ecologia.

Aos olhos dos especialistas, as frases, quando não são totalmente escalafobéticas, deveriam ser formuladas com mais prudência. Madonna conseguiu ser a campeã das abobrinhas. Em entrevistas, ela contou ter se juntado a um grupo de cientistas russos para "neutralizar" a radioatividade, graças a uma fórmula cabalística à base de água. Nick Evans, especialista em química ambiental da Universidade Loughborough, mostrou que a teoria, claro, não passa de balela. O Sense about Science decidiu criar a campanha depois de notar que recebia durante o ano todo consultas de leigos surgidas com base nessas declarações infundadas. "Uma vez feita a confusão, é difícil desfazê-la. Terapias alternativas costumam ser o principal tema das trapalhadas", disse a VEJA Christopher Tyler, coordenador científico da organização.

As abobrinhas que mais preocupam são relativas a questões médicas que podem influenciar o grande público. Como no caso da atriz inglesa Juliet Stevenson, que disse ao tablóide The Mail on Sunday ter medo da vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola). "Fico assustada com a idéia de três doenças serem injetadas de uma só vez numa criança", declarou. O pediatra da Universidade de Bristol Adam Finn afirma que esse é o pior tipo de tropeço. "O senso comum muitas vezes adota o nonsense como verdade. A opinião da atriz pode ser ouvida por outros pais e trazer sérios problemas aos filhos", diz.

Também não faltam exemplos de teorias bizarras no Brasil. Soluções milagrosas para perder peso, como era de esperar, estão entre os tópicos prediletos das celebridades nacionais. "Os famosos deveriam evitar divulgar suas dietas, pois eles têm poder de convencimento enorme e podem turbinar os casos de anorexia entre jovens", adverte Amélio Godoy Matos, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia. Entre os recentes exemplos de regimes esdrúxulos está o da água gelada. A atriz Cláudia Rodrigues, protagonista do programa de TV A Diarista, perdeu 16 quilos e acredita piamente no papel fundamental de 2 litros de água gelada por dia. "Beber água pode até ajudar a diminuir a fome, mas a temperatura não tem nada a ver com isso", comenta Godoy Matos.

Por aqui, as baboseiras grassam sem controle. Na Inglaterra, elas foram divulgadas ao público com o contraponto dos especialistas. Deram também origem a um folheto, distribuído atualmente em lugares freqüentados pelos famosos no Reino Unido, como o tradicional hotel Ritz e a área vip da companhia aérea Virgin no Aeroporto de Heathrow, ambos em Londres. Não faz muita diferença. Até agora, nenhum dos citados pela Sense about Science tentou se redimir ou deu sinais de querer voltar às aulas de ciências.

Fala sério

Eles são ricos, famosos e falam sobre qualquer assunto. O resultado é um festival de besteiras

CHRIS DE BURGH
cantor

"Um simples toque meu fez um amigo que estava com a perna machucada parar de sentir dor e voltar a andar."

PETER MCNAUGHTON
farmacologista e professor da Universidade de Cambridge

"A sensação de dor tem um fator subjetivo. Isso não quer dizer que um simples toque tenha curado uma lesão."


HEATHER MILLS MCCARTNEY
ex-mulher do cantor Paul McCartney

"A obesidade infantil não pára de crescer. E as crianças que bebem muito leite engordam mais."

PHILIP COAN
fisiologista da Universidade de Cambridge

"Não é verdade que as crianças que mais ganham peso são as que bebem leite. Um estudo americano sobre o assunto, que durou três anos, não identificou essa relação."


JAMIE OLIVER

chefe de cozinha pop star

"Só quero cozinhar alimentos que cresçam naturalmente."

VIVIAN MOSES
biólogo e professor do King's College, de Londres

"Em parte alguma do planeta existem alimentos enfileirados para colheita sem que alguém os tenha plantado."


JO WOOD
mulher do guitarrista dos Rolling Stones Ron Wood e dona de uma marca de produtos de beleza orgânicos

"O que você passa na pele vai direto para a corrente sanguínea."

GARY MOSS
farmacologista da Universidade de Hertfordshire

"Produtos de beleza não vão para a corrente sanguínea: afetam apenas a camada exterior da pele."


MADONNA
cantora e seguidora da cabala

"Um dos maiores problemas do momento é o lixo nuclear. Estou envolvida com um grupo de cientistas para encontrar uma forma de neutralizar a radiação."

NICK EVANS
químico ambiental da Universidade Loughborough

"A radioatividade não é 'neutralizada'. Só pode ser movida de um lugar para outro até que o nível de radiação caia. Isso leva até bilhões de anos."

Arquivo do blog