Entrevista:O Estado inteligente

sábado, agosto 12, 2006

Cervejas especiais

Cervejas especiais

A escolha de quem entende


Monica Weinberg

 

Fotos Roberto Setton e divulgação

VEJA ouviu a opinião de especialistas sobre um mercado em acelerada expansão no Brasil ­ o das cervejas especiais. Elas se diferenciam das demais por duas características: levam na receita ingredientes de qualidade superior e a maioria é resultado de um processo semi-artesanal, que ocorre em tonéis de pequenas fábricas regionais.

Já existem sessenta delas no país. Nesse nicho, estão também incluídos vários dos rótulos estrangeiros recém-chegados ao Brasil e ainda as cervejas premium, que mesmo sendo confeccionadas em grandes cervejarias seguem o padrão das fórmulas artesanais. Os números dimensionam a efervescência desse mercado: ele cresceu 52% nos últimos três anos.

A pedido de VEJA, o especialista Santiago Marinho pinçou da prateleira de cervejas especiais nove rótulos campeões de venda em suas respectivas categorias. As cervejas foram submetidas à apreciação dos mestres cervejeiros Cilene Saorin (presidente da Associação dos Profissionais em Cerveja e Malte) e Marcelo da Rocha (presidente da Associação Brasileira de Microcervejarias), que fizeram uma degustação às cegas para avaliar as garrafas com isenção. Eles analisaram as características técnicas de cada cerveja – sabor, aroma, cor, densidade da espuma e até o brilho da bebida. Depois, atribuíram notas de 1 a 5 às cervejas testadas. O resultado da degustação está na tabela (clique aqui).

 

 

O roteiro das importadas

Da prateleira de cervejas estrangeiras à venda no Brasil, os especialistas indicam três que são consideradas as melhores em sua categoria – algumas delas com preço de vinho. Eis a lista.



Marca:
PAULANER
Categoria: Weiss (à base de trigo)
País de origem: Alemanha
Preço*: 10 reais (500 ml)
Comentário dos especialistas: mescla os sabores de banana e cravo. É a mais suave de sua categoria

 



Marca:
DUVEL
Categoria: Ale dourada (de alta fermentação)
País de origem: Bélgica
Preço*: 60 reais (750 ml)
Comentário dos especialistas: sua garrafa, vedada com rolha, permite a entrada de oxigênio – o que leva a uma segunda fermentação da bebida. O resultado é uma cerveja bastante frutada e ácida

 


Marca:
DEUS
Categoria: Ale
País de origem: Bélgica (parte da produção ocorre na França)
Preço*: 220 reais (750 ml)
Comentário dos especialistas: seu processo de produção é semelhante ao do champanhe. O líquido descansa em caves por um ano antes de ser engarrafado

 

* Preços sugeridos pelos importadores


Arquivo do blog