Entrevista:O Estado inteligente

quarta-feira, novembro 23, 2005

Mais erros táticos da oposição

Mais erros táticos da oposição

Eduardo Graeff (22/11/05 17:31)

Permitida a reprodução citando a fonte
http://www.e-agora.org.br

"Não conseguiremos transformar o Lula em ladrão porque ninguém vai acreditar. Se tentarmos, vamos transformá-lo em vítima", disse o governador Aécio Neves. Hoje um editorial do Estadão e Eliane Catanhede, da Folha, pegam a reflexão do governador como gancho para discorrer sobre os erros táticos do PSDB.

O Estadão acha que não combina com o gênero tucano dizer que "lugar de ladrão é na cadeia".

Eliane Catenhêde receia que "ao emparedar os homens do presidente [Palocci, Dirceu, Gushinken, Okamoto], sem conclusões, a oposição pode estar ressuscitando o mito e, de quebra, lhe dando um bom discurso de campanha".

Correndo o risco de ser injusto com os jornalistas, eu fico pensando, primeiro: ou não tem nada disso de roubo, de corrupção nas prefeituras do PT nem no governo Lula, ou tem e os responsáveis devem, sim, ir parar na cadeia. Ou será melhor deixá-los quietos nas estatais, no Ministério da Fazenda e até no Palácio do Planalto?

O editorialista do Estadão também não gostou de ouvir que a taxa de juros é "cavalar". Pondera que isso não é coisa que se diga quando o governo está patinando sobre gelo fino, como andou advertindo o senador Aloízio Mercadante. Dá que algum banqueiro estressado ou o próprio ministro Palocci se sobressalte com o adjetivo e... craque, tchibum, lá vamos todos dar um mergulho na água gelada.

Então é isso: se Palocci conforta os banqueiros, com Buratti, Poletto, o finado Barquete e tutti, vamos parar de botar o olho do esquisito nas operações deles? Não acho.

Não acho que a tranqüilidade dos banqueiros valha a desmoralização da oposição – e das instituições republicanas de cambulhada.

Também não acho que a conveniência eleitoral da oposição valha a impunidade dos homens do Presidente. Se eles estão emparedados, não foi a oposição que os botou lá, como Catanhêde mesmo reconhece. O que a oposição – atrás dos jornalistas, diga-se – não pode deixar de fazer é investigar como e por que eles se emparedaram. Para tirá-los dessa situação desconfortável e mandá-los para a cadeia, se for o caso. Ou mandá-los de volta para a natureza, se nada ficar provado contra eles.

Papel de vítima nessa novela Lula vai tentar fazer de qualquer jeito, sempre. Se ninguém vai acreditar que ele tem culpa no cartório, é outra história. Pela pesquisa da Sensus para a CNT que acaba de sair, 43% acreditam que sim, Lula participou da corrupção, 41% acham que não participou e 16% não sabem.


O que quer o PSDB?
Editorial, O Estado de S. Paulo (22/11/05)

Inferno astral
Eliane Cantanhêde, Folha de S. Paulo (22/11/05)

Arquivo do blog