Entrevista:O Estado inteligente

terça-feira, novembro 22, 2005

Lucia Hipolito Palocci não será poupado

BLOG NOBLAT



"Hoje o ministro Antonio Palocci prossegue sua via crucis no Congresso. Desta vez será na Câmara dos Deputados.
Pela manhã, está previsto um depoimento na Comissão de Finanças e Tributação. À tarde, Palocci está sendo esperado na Comissão Especial que analisa a emenda constitucional que cria o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, o Fundeb.


Ao contrário da ida ao Senado, semana passada, quando se saiu bem e foi poupado por governistas e oposicionistas, Palocci não vai encontrar vida mansa na Câmara.


No Senado, a oposição decidiu poupar o ministro para garantir sua convocação pela CPI dos Bingos. Assim, sua ida à Comissão de Assuntos Econômicos concentrou-se na discussão de temas de política econômica e em queixas dos senadores a respeito da execução do Orçamento.


Mas a CPI dos Bingos é exclusiva do Senado. Portanto, os deputados não se sentem comprometidos com nenhum tipo de acordo que poupe o ministro Palocci.


O cardápio das duas sessões de hoje deverá tocar em todo tipo de denúncia que vem atingindo o ministro desde agosto: "república de Ribeirão Preto", mensalinho para a prefeitura, contratos superfaturados com empresas que prestavam serviços à prefeitura, andanças dos ex-assessores de Palocci dentro do Ministério da Fazenda, ações do Ministério Público etc.


Sobre a campanha presidencial de 2002, Palocci já confirmou que estava por dentro de tudo o que acontecia. Portanto, é esperado que os deputados perguntem sobre dólares cubanos, doações de donos de bingos, dinheiro das Farc, da Venezuela, de Khadafi, contas do PT no exterior, contratação de Duda Mendonça. Enfim, o céu é o limite.


Acrescente-se a esse cardápio explosivo a própria atitude dos deputados. Diferentemente do Senado, que é composto de ex-ministros, ex-governadores, e até um ex-presidente da República, a Câmara possui deputados jovens, muitos em primeiro mandato, loucos para aparecer.


Além disso, a liderança do governo e do PT não tem muita experiência, e às vezes se comporta como se ainda estivesse na oposição. Sem contar que muitos deputados da base aliada colocam-se frontalmente contra a forma de Palocci conduzir a política econômica.


Por isso mesmo, é bom o ministro ir preparado. Porque tudo pode acontecer.

 

Nos próximos dias, estarei em Lisboa, participando de um seminário promovido pela Fundação Luso-Brasileira. Vou tentar mandar notícias de lá. Até a volta."

Arquivo do blog