Entrevista:O Estado inteligente

quarta-feira, abril 06, 2005

Folha de S.Paulo - Editoriais: BERLUSCONI PERDE - 06/04/2005



O premiê italiano , Silvio Berlusconi, sofreu uma contundente derrota para a centro-esquerda nas eleições regionais italianas. A coalizão de Berlusconi foi derrotada em 9 das 13 regiões em que ocorreram votações.
Embora esperado, o triunfo da oposição assumiu dimensões surpreendentes, o que já levou alguns adversários do premiê a pedir sua renúncia. Foi o que fez Antonio di Pietro, promotor conhecido internacionalmente como líder da chamada "Operação Mãos Limpas", que investigou o envolvimento de políticos italianos com esquemas de corrupção na década de 90. Pietro sugeriu que Berlusconi não deveria "prolongar a agonia" de seu governo de centro-direita até 2006, quando estão marcadas eleições nacionais.
O premiê, como seria de esperar, retrucou lembrando que foi eleito pelos italianos e que não deixará seu posto. Considerou o resultado como uma previsível resposta do eleitorado a problemas econômicos por que passa o país e reafirmou sua confiança no pleito de 2006.
Não há dúvida, porém, de que nas eleições regionais as urnas definiram um quadro político adverso para as forças que têm sustentado Berlusconi. Um dos pontos em que se apegam os partidários do premiê reside em sua inquestionável capacidade de comunicador.
De maneira semelhante ao que ocorre no Brasil nas eleições municipais, o papel exercido pelo chefe do governo italiano nas eleições regionais não é comparável ao que ele desempenha nas nacionais, quando efetivamente entra em cena para disputar a preferência dos eleitores. Ainda assim, a hegemonia da centro-direita na Itália vai dando crescentes sinais de fadiga, enquanto a centro-esquerda revigora suas alianças e parece cada vez mais próxima de retomar o poder central.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog