Entrevista:O Estado inteligente

sábado, agosto 15, 2009

Radar Lauro Jardim

veja


ljardim@abril.com.br

O preço da passagem caiu

Moacir Lopes Junior/Folha Imagem
Concorrência
A competição aumentou e os preços caíram


São duas as explicações para o espetacular aumento de 26% do número de passageiros de voos domésticos em julho, em comparação com o mesmo mês do ano passado, quando a economia mundial ainda voava em céu de brigadeiro. A primeira é mais óbvia: por causa da gripe A, levas e levas de brasileiros desistiram de viajar para a Argentina e o Chile e tiraram férias por aqui mesmo. O segundo motivo surge a partir de um dado inédito coletado pela Anac: o preço médio das passagens domésticas está 41% mais baixo do que há um ano, resultado do aumento da competição entre as empresas.

• Economia

O namoro entre SulAmérica e BB
A SulAmérica e o Banco do Brasil estão neste momento estudando integrar suas operações. Pelo modelo em análise, a parte do ING na SulAmérica seria comprada pelo Banco do Brasil. A partir daí, seria criada uma empresa de seguros em que a família Larragoiti (controladora da SulAmérica) e o BB teriam cada um 50%. A nova companhia reuniria a atual SulAmérica e todas as já existentes parcerias entre ela e o BB no setor de seguros.

 

• Eleições 2010

Givaldo Barbosa/Ag. O Globo
No altar?
Marina: para Lula, "há risco de ela virar santa na campanha"

"É coisa do Serra"
Na semana passada, Lula disse a mais de um interlocutor que a "operação Marina (Silva) é coisa do (José) Serra". Disse mais sobre a provável candidata do PV à Presidência da República: "Há o risco de ela virar santa na campanha".

Forças emergentes
Temores de Lula à parte, Marina Silva reúne em si duas forças emergentes da sociedade brasileira nas últimas décadas: ela é ambientalista e evangélica.

À moda Lula
Parte da cúpula do PV já imagina o perfil ideal do vice-presidente que comporia a chapa com Marina Silva: um empresário ligado ao desenvolvimento sustentável. Seria uma espécie de José Alencar de Marina.

 

 Brasil

Sempre ele
Um funcionário de primeiro escalão do Senado prestou depoimento na quinta-feira que pode complicar ainda mais o já sempre enrolado senador Efraim Morais. Ele afirmou à Comissão de Sindicância do Senado que Efraim, ex-primeiro-secretário, teria autorizado por escrito que financeiras realizassem empréstimos consignados acima do teto estabelecido de 30% do salário dos servidores. Esse aumento do limite está no cerne da denúncia contra o ex-diretor do Senado João Carlos Zoghbi, que foi indiciado pela PF por três crimes.

39 bilhões de reais
Embora a violência pareça só aumentar, os gastos em segurança pública no Brasil realizados pela União e pelos estados cresceram acima dos dois dígitos em 2008: segundo dados inéditos do Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que será lançado na quarta-feira, esses gastos aumentaram 13,3% em comparação com o ano anterior. Em dinheiro, dá 39,5 bilhões de reais.

 

• Consumo

De cabelo novo
A Unilever está investindo 25 milhões de reais para reposicionar a linha Seda como uma marca mais premium e ligada ao mundo da moda. A mudança inclui fórmula, perfume e embalagem do xampu e de outros produtos, além de lançamentos. O reposicionamento da marca acontecerá no mundo inteiro, mas se inicia pelo Brasil em setembro. Nosso mercado de cabelos, do qual a Seda é líder, fatura 3,7 bilhões de reais por ano.

 

• Ciência

A revolução das células-tronco
Acaba de ser fechado um acordo de transferência de tecnologia entre a brasileira Cryopraxis, líder em armazenamento de células-tronco de sangue de cordão umbilical na América Latina, e a americana Cryo-Cell. Pelo contrato, a tecnologia dos americanos será transferida para a obtenção de células-tronco a partir do sangue menstrual.

 

• Gente

Claudio Gatti/Ag. Isto É
Surpresa
Justus: um líder para os jovens brasileiros


Entre Obama e Lula
Uma pesquisa feita pela TNS/Cia de Talentos com 26 281 universitários brasileiros e recém-formados trouxe pelo menos uma surpresa quando lhes foi pedido que escolhessem um líder com o qual se identificam: o segundo mais votado foi Roberto Justus. O empresário e apresentador do SBT ficou atrás de Barack Obama, mas à frente de Lula, Jesus Cristo e Steve Jobs, só para ficar nos cinco primeiros da lista.

Arquivo do blog