Entrevista:O Estado inteligente

sábado, agosto 29, 2009

Radar

  • veja


    Lauro Jardim
    ljardim@abril.com.br

    As chances da ministra

    Alan Marques/Folha Imagem
    Dilma Rousseff
    Desconhecida como candidata de Lula


    As intenções de voto em Dilma Rousseff empacaram nas últimas pesquisas. Mas o cenário não lhe é exatamente desfavorável. Uma pesquisa do Vox Populi feita para o PT traz duas informações relevantes para mostrar que ela tem chance na corrida para 2010. A primeira é que quase 50% dos eleitores ainda não sabem que Dilma é a candidata de Lula. A segunda: 25% dos brasileiros dizem que votariam num candidato indicado pelo presidente. E outros 44% responderam "talvez" quando perguntados sobre o assunto.

     

    SENADO

    Show do desperdício
    Sabe de quanto é o orçamento da Secretaria de Comunicação do Senado? Trezentos milhões de reais por ano. Só de jornalistas são 127 – ou 1,5 jornalista para cada um dos senadores (que, aliás, já têm seus próprios assessores de comunicação).

     

    PT

    Alan Marques/Folha Imagem
    Craque das finanças
    Delúbio, agora, arrecada para sua ONG

    A ONG do Delúbio
    Delúbio Soares planeja criar uma ONG. Ele tem garantido que não vai buscar recursos públicos para mantê-la. Não há problema. Delúbio é craque também em arrecadar dinheiro privado.

     

    PRÉ-SAL

    A cartilha de Lobão
    Depois de receber um sem-número de perguntas sobre o marco regulatório do pré-sal – que será apresentado nesta segunda-feira –, o ministro Edison Lobão decidiu preparar uma cartilha com as respostas a 134 questões sobre a proposta do governo. O documento, com versões em português e inglês, fica pronto nesta semana e vai ser entregue a prefeitos, parlamentares, técnicos, jornalistas e empresários.

     

    ECONOMIA

    O papel de Zogbi
    Osmar Zogbi, ex-dono da Ripasa, gigante do setor de papel e celulose, está de volta: acaba de criar a Eco Brasil Florestas. Já comprou 75 000 hectares no Tocantins e está capitaneando um grupo de investidores para montar uma fábrica de celulose. Vai investir 1 bilhão de dólares no negócio.

    Salto tríplice
    A fábrica da Fiat em Betim produziu 413 912 veículos entre janeiro e julho. É muito? Sim, dá um automóvel a cada quarenta segundos. Mais do que isso, foi a fábrica que mais produziu carros no mundo. Essa medalha de ouro a unidade de Betim já conseguira em 2007 e 2008.

     

    REFRIGERANTES

    Gás rarefeito
    O H2OH!, um refrigerante com sabor de frutas levemente gaseificado, foi um estrondo quando surgiu. Em julho de 2007, alcançou 5,2% do mercado de refrigerantes de São Paulo, segundo dados da Nielsen. Um ano depois, sua participação caiu para 3,3%. No mês passado, conseguiu apenas 2,9% do mercado total.

     

    TECNOLOGIA

    O nanico da Microsoft
    Dois meses depois de lançado, o Bing, o buscador da Microsoft, ainda é um nanico perto do Google – e é menor ainda no Brasil. Aos números: segundo a comScore, em julho o Bing tinha menos de 2% do mercado brasileiro, contra 89% do Google. Nos Estados Unidos, o Bing tem 8,4%, contra 65% do Google (e 19,6% do Yahoo!).

     

    INTERNET

    O pai do Twitter
    Chega ao Brasil, em outubro, Biz Stone, o criador do Twitter. Ele será trazido pelo Grupo TV1, de Sergio Motta Mello, para participar do II Encontro Agenda do Futuro, em São Paulo. A rede de microblogs já conta com 44,5 milhões de pessoas cadastradas. No Brasil, 15% dos usuários de internet acessam o serviço. É a maior participação relativa no mundo. Stone foi considerado uma das 100 pessoas mais influentes do planeta pela revista Time.

     

    CINEMA

    Meus cineastas
    O ex-ministro João Paulo dos Reis Velloso contou a amigos que, à frente da pasta do Planejamento no governo Geisel, lançou mão do Orçamento para "convencer" o diretor da Censura a desistir de cortes em alguns filmes. Um dos salvos da tesoura pela ação do ministro foi Dona Flor e Seus Dois Maridos. Ao saber da ação da Censura, Reis Velloso – que assistia aos filmes antes – dirigia-se ao responsável pelo departamento e fazia uma pergunta infalível: "Como é que está seu orçamento?". Era a senha. A obra era liberada, a Censura pedia mais verba e o ministro aprovava.

    Orlando Brito

    Tancredo vem aí
    Para marcar os 100 anos do seu nascimento e os 25 de sua morte, começa a ser rodado em setembro, para estrear em abril, um documentário sobre Tancredo Neves.Será produzido por Roberto D'Avila e dirigido por Silvio Tendler, responsável por levar às telas Os Anos JK (1980) e Jango (1984).

    Tancredo Neves
    Nas telas em 2010, além de Lula estará o avô de Aécio

Arquivo do blog