Entrevista:O Estado inteligente

sábado, dezembro 06, 2008

VEJA Recomenda


CINEMA

Divulgação
CINEMA
Os heróis animais de Madagascar 2: perdidos na África selvagem

MADAGASCAR 2 – A GRANDE ESCAPADA (Madagascar: Escape 2 Africa, Estados Unidos, 2008. Estréia no dia 12/12)

• No desenho animado original de 2005 – um dos grandes sucessos daquele ano –, um grupo de mimados animais do zoológico de Nova York vai parar na Ilha de Madagascar. Nesta continuação, a zebra Marty, a girafa Melman, a hipopótama Gloria e o leão Alex sofrem um engraçadíssimo acidente de avião no caminho de volta para casa. Caem na África continental, onde entram em contato com bandos de suas respectivas espécies. O maior desafio nessa redescoberta da vida selvagem caberá a Alex. Conhecido por seus shows de dança no zoológico, ele terá de se provar como o rei da selva, em uma disputa com um leão rival. Tal como o primeiro filme, esta é uma comédia que diverte igualmente crianças e adultos.

LIVROS


A NOVA CONFIGURAÇÃO MUNDIAL DO PODER, organizado por Gilberto Dupas, Celso Lafer e Carlos Eduardo Lins da Silva (Paz e Terra; 424 páginas; 52 reais)

• Para os interessados em política internacional, este é um título fundamental. Trata-se de uma antologia dos melhores artigos publicados ao longo dos dezesseis anos da revista Política Externa, da editora Paz e Terra. Os vinte textos compõem um painel das questões mais prementes do mundo pós-Guerra Fria – tais como globalização, poder americano, terrorismo, Guerra do Iraque, mudanças climáticas - , discutidas por autores como o sociólogo francês Edgar Morin e o cientista político americano Samuel Huntington. Um dos melhores ensaios é o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, uma análise de longo curso dos dilemas que a globalização impõe à América Latina.

OS CONTOS DE BEEDLE, O BARDO, de J.K. Rowling (tradução de Lia Wyler; Rocco; 128 páginas; 24,50 reais)

• Lançado mundialmente na semana passada, este é o primeiro livro da escritora britânica J.K. Rowling depois do fim da série Harry Potter, em 2007. Embora o bruxo Harry e seus companheiros não figurem como personagens, o novo livro visita o mesmo universo. A obra é apresentada como uma antiga coletânea de contos de fada populares entre os bruxinhos – assim como A Bela Adormecida é popular entre as crianças "trouxas" (não-mágicas) –, traduzida das "runas originais" por Hermione, a fiel amiga de Harry Potter, e comentada pelo professor Alvo Dumbledore. Povoados por magos e objetos mágicos, os cinco contos trazem a fantasia exuberante que fez o sucesso de J.K. Rowling. Leia trecho.

DISCOS

BOY, OCTOBER e WAR, U2 (Universal)

• Alguns fãs mais xiitas do U2 pregam que o quarteto irlandês nunca deveria ter se distanciado da sonoridade pós-punk dos seus três primeiros discos, relançados agora. Boy (1980), October (1981) e War (1983) trazem os melhores desempenhos do guitarrista The Edge. As letras do vocalista Bono Vox já mostram preocupações religiosas e políticas, mas eram desprovidas do messianismo chato que ele vem mostrando mais recentemente. Depois de War, que estourou na parada americana, o U2 assimilou outras influências e se tornou a maior banda de sua geração. O principal atrativo deste relançamento é um CD extra em cada um dos três álbuns, com faixas ao vivo, sobras de estúdio e remixes.

VOLUME ONE, She & Him (Music Brokers)

• A dupla She & Him nasceu de um encontro informal da atriz Zooey Deschanel (que já mostrara seus talentos vocais na comédia O Elfo) com o guitarrista e produtor M. Ward. Os dois montaram uma parceria – que deu certo, como atesta Volume One, o belo disco de estréia do She & Him. A dupla mostra influências da country music e do pop da década de 60. Zooey é uma intérprete e tanto: seu estilo emula o canto chique de divas como Linda Ronstadt e Dusty Springfield. O repertório mistura boas composições originais com clássicos dos Beatles e de Smokey Robinson.

Cinemateca VEJA

• Em um dia sufocante de verão em Nova York, dois assaltantes invadem um banco. Antes que possam escapar, o circo já está armado: câmeras de TV, policiais e curiosos se amontoam para acompanhar cada lance e interferir nos acontecimentos. Dirigido por Sidney Lumet, Um Dia de Cão, que a Cinemateca VEJA lança neste sábado nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, é um dos grandes filmes de uma época de renovação vigorosa do cinema americano – os anos 70. Não menos digna de nota é a parceria entre os atores que fazem os assaltantes: Al Pacino e John Cazale, que já haviam sido os irmãos Michael e Fredo Corleone em O Poderoso Chefão I e II.

• Nos demais estados, nesta semana: Fargo, a obra máxima na carreira dos irmãos Joel e Ethan Coen

Como comprar a Cinemateca VEJA

Em bancas, livrarias e redes de supermercados, a 13,90 reais o exemplar avulso. Para assinar, ligue 3347-2179 (Grande São Paulo) ou 0800-775-2979 (outras localidades), de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas. Pela internet, acesse www.assineabril.com



Publicidade



Fontes: Balneário Camboriú: Livrarias Curitiba; Belém: Laselva; Belo Horizonte: Laselva, Leitura; Blumenau: Livrarias Catarinense; Brasília: Cultura, Fnac, Laselva, Leitura, Saraiva, Siciliano; Campinas: Cultura, Fnac, Laselva, Siciliano; Campo Grande: Leitura; Caxias do Sul: Siciliano; Curitiba: Fnac, Laselva, Livrarias Curitiba, Saraiva, Siciliano; Florianópolis: Laselva, Livrarias Catarinense, Siciliano; Fortaleza: Laselva, Siciliano; Foz do Iguaçu: Laselva; Goiânia: Leitura, Saraiva, Siciliano; João Pessoa: Siciliano; Jundiaí: Siciliano; Londrina: Livrarias Porto; Maceió: Laselva; Mogi das Cruzes: Siciliano; Mossoró: Siciliano; Natal: Siciliano; Navegantes: Laselva; Niterói: Siciliano; Porto Alegre: Cultura, Livrarias Porto, Saraiva, Siciliano; Recife: Cultura, Laselva, Saraiva; Ribeirão Preto: Paraler, Siciliano; Rio Claro: Siciliano; Rio de Janeiro: Argumento, Fnac, Laselva, Saraiva, Siciliano, Travessa; Salvador: Saraiva, Siciliano; Santo André: Siciliano; Santos: Siciliano; São José dos Campos: Siciliano; São Paulo: Cultura, Fnac, Laselva, Livrarias Curitiba, Livraria da Vila, Martins Fontes, Nobel, Saraiva, Siciliano; São Vicente: Siciliano; Sorocaba: Siciliano; Uberlândia: Siciliano; Vila Velha: Siciliano; Vitória: Laselva, Leitura, Siciliano; internet: Cultura, Fnac, Laselva, Leitura, Nobel, Saraiva, Siciliano.


Clique aqui para acessar a lista estendida de livros mais vendidos

Arquivo do blog