Entrevista:O Estado inteligente

sábado, dezembro 13, 2008

O ciúme lançou sua flecha preta - Lula volta a se comparar a Obama e sugere ser melhor do que o americano...

Por Reinaldo Azevedo
Por Paulo Peixoto, na Folha. Comento em seguida:
Ao discursar ontem para operários e moradores de um aglomerado de vilas e favelas de Belo Horizonte, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em mais um discurso sobre a crise internacional, minimizou o plano do presidente eleito dos EUA, Barack Obama, de criar 2,5 milhões de empregos até janeiro de 2011.
Lula disse que o número é pequeno em relação aos empregos com carteira assinada criados em 2008 no Brasil (2,14 milhões em dez meses, segundo o Ministério do Trabalho).
"Vocês viram na televisão, na semana passada, o presidente eleito dos EUA dizendo que vai gerar 2 milhões de empregos até 2011, que vai investir em obras de infra-estrutura. Na verdade, acho que ele vai fazer um PAC lá [o Programa de Aceleração do Crescimento, do governo brasileiro]", disse Lula.
"Qual é o problema? É que ele está prometendo criar 2 milhões de empregos até 2011. Somente neste ano no Brasil, de janeiro a outubro, nós criamos 2,2 milhões de empregos com carteira profissional assinada", afirmou o presidente. "O Brasil hoje tem o menor índice de desemprego da história, [desde] que começou a ser medida [a taxa de] desemprego no Brasil."
Mesmo dizendo que a economia do país é "sadia" e que o Brasil é o país que tem tido "menos problemas" com a crise, o presidente afirmou que "a crise pode chegar ao Brasil e causar problemas".
Lula falou até em "sacrifício" a ser feito por empresários, governos e trabalhadores.
"Todos nós teremos que trabalhar de forma harmônica, cada um fazer o sacrifício que tiver que fazer, para que todos ganhem, para que todos percam o menos possível."

Comentário e tecla SAP
Como diria Caetano Veloso, "o ciúme lançou sua flecha preta..." Anotem aí: Lula ainda se candidata à Presidência dos EUA... "Mas ele não é americano", reagiria alguém com a tecla SAP desligada. Ah, sei lá, forje-se um atestado no Havaí... Ligou a tecla?


Arquivo do blog