Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, novembro 16, 2007

A busca por um carro verde eficiente

A corrida pelo verde

É possível um carro que não polua a atmosfera?
Aqui estão algumas tentativas de inventá-lo


Roberta de Abreu Lima e Marcio Orsolini

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Nesta reportagem
Quadro: As tecnologias mais promissoras

A consciência disseminada em todo o planeta de que é preciso combater a poluição do ar faz com que as fábricas de automóveis invistam alto em projetos de carros verdes, sobretudo os híbridos, aqueles dotados de um motor elétrico e outro movido a combustíveis convencionais. Esses veículos lançam menos poluição na atmosfera. O primeiro caso de sucesso entre os híbridos foi o Toyota Prius, lançado em 1997. Hoje, nos Estados Unidos, os híbridos representam 2% do mercado – estima-se que suas vendas neste ano subam 35% em relação às de 2006. Enquanto isso, muitos fabricantes desenvolvem novas tecnologias para tornar seus veículos ainda mais verdes. Esta reportagem mostra as grandes novidades em matéria de carros ecológicos. Também explica as tecnologias neles empregadas (veja o quadro). Os critérios para estimar o grau de viabilidade dessas iniciativas foram: poluição emitida pelos carros, autonomia e desempenho, custo de produção e preço final.

Fotos The New York Times, Franco Vairani/Mit Smart Cities Group e divulgação
Tesla Roadster
Tesla Motors (EUA)
É o primeiro superesportivo elétrico. É movido a 6 831 baterias de íons de lítio, as mesmas que equipam telefones celulares e laptops. Alcança 100 quilômetros por hora em apenas quatro segundos e tem autonomia de 395 quilômetros. Sua velocidade máxima é de 210 quilômetros por hora. Cada quilômetro rodado sai por menos de 1 centavo de dólar. Em esportivos convencionais, esse custo é dez vezes maior.
Preço: 100 000 dólares
Lançamento: já à venda


Venturi Féish
Venturi (Mônaco)
Estrela da próxima geração de esportivos elétricos, atinge 160 quilômetros por hora e tem autonomia de 250 quilômetros. Usa baterias de íons de lítio.
Preço: 500 000 dólares
Sem previsão de lançamento


Tango
Commuter Cars Corporation (EUA)
Ultracompacto e elétrico, tem menos de 1 metro de largura e acomoda dois passageiros. Dois deles, lado a lado, ocupam o espaço de um carro de dimensões convencionais.
Sem previsão de lançamento


City Car
Instituto de Tecnologia de Massachusetts
Elétrico, o compacto para duas pes-soas foi desenvolvido para percorrer curtas distâncias em áreas urbanas densas. Tem quatro motores, um em cada roda. A autonomia das baterias é de, no máximo, duas horas, mas elas podem ser recarregadas em dez minutos.
Lançamento: 2011


Venturi Eclectic
Venturi (Mônaco)
É equipado com painéis de energia solar sobre o teto, uma turbina eólica e um motor elétrico. Com o uso de energia solar, o carro roda apenas 7 quilômetros. Juntando-se as energias eólica e elétrica, a autonomia sobe para 65 quilômetros.
Lançamento: 2008
Preço: 35 000 dólares


Chevrolet Volt
General Motors (EUA)
Híbrido plug-in, roda prioritariamente com o motor elétrico. A bateria de íons de lítio é recarregada em seis horas numa tomada de 110 volts. O motor a combustão serve apenas para carregar a bateria quando a carga se esgota e não há tomadas por perto. Só o motor elétrico tem contato com as rodas de tração.
Lançamento: 2010

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