Entrevista:O Estado inteligente

sábado, agosto 12, 2006

MIRIAM LEITÃO Economia de um país em mudança

O GLOBO
Economia de um país em mudança
Pensa que dez anos é pouco? Confira quanto a economia do Brasil mudou. Em 1996, quando o Globo Online caiu na rede, o Brasil vivia o boom do real, mas estava em plena crise bancária e viveria nos anos seguintes duas graves crises cambiais. Entre efetivos e interinos, o Banco Central teve seis diferentes presidentes. A Vale, que hoje tenta comprar uma empresa canadense, era estatal, e ainda existia uma estatal de nome Telebrás com o monopólio da telefonia brasileira.

De lá para cá o Brasil, esse sempre imprevisível país, saiu de um extremo ao outro em termos cambiais. Em 97 e 98 o país viveu em clima de ataque especulativo contra o real, em 99 a paridade cambial explodiu e o dólar disparou, em 2002 o dólar disparou de novo, no meio de uma crise de confiança por razões políticas. E hoje o problema do Brasil é o oposto: ninguém sabe como segurar o dólar. Que moeda fraca esse dólar!

A inflação continua baixa, mas houve momentos de sufoco: em 99 e em 2003, a inflação ameaçou disparar, mas depois voltou a se equilibrar. O Banco Central é o exemplo das surpresas que o país sempre prepara para quem acompanha a conjuntura econômica. Em 96, o presidente era Gustavo Loyola tentando encerrar a pior crise bancária da nossa história. Depois dele, veio Gustavo Franco, que pilotou o banco nas crises de 97 e 98. Em 99 o economista Francisco Lopes foi indicado presidente, mas nem chegou a tomar posse. Depois dele, assumiu interinamente Demóstenes Madureira do Pinho. Aí veio Armínio Fraga, que passou o cargo para Henrique Meirelles, um político do PSDB que abandonou o mandato de deputado recém conquistado para ser o presidente do Banco Central do governo do PT. O Brasil é ou não é imprevisível?

Nesses dez anos, o Brasil teve mais anos de baixo crescimento do que anos bons. Mas em alguns itens, o consumo disparou. Quer ver um? Em 96 os consumidores brasileiros tinham 2,7 milhões de telefones celulares. Hoje 91 milhões de celulares estão nas mãos de consumidores de todas as classes sociais.

Uma coisa é certa sobre o Brasil: ele nunca pára de mudar. Por isso eu sei que não me faltará matéria prima – notícia econômica – nos próximos dez anos.]

Sucesso para o nosso Globo Online nesse recomeço.

Arquivo do blog