Entrevista:O Estado inteligente

quarta-feira, agosto 09, 2006

Alckmin responde a críticas de Bastos

Blog Reinaldo Azevedo

Por Rodrigo March no Globo desta quarta: “O candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, rebateu ontem no Rio as críticas do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, que disse que a crise da segurança em São Paulo foi provocada por problemas de gestão no sistema penitenciário. Alckmin, que governou o estado até 31 de março deste ano, quando se desincompatibilizou para concorrer à Presidência, citou resultados de seu governo na área e criticou o governo federal por não arcar com suas atribuições: 'Há 1.500 presos federais nas penitenciárias do estado. Eles levaram quatro anos para fazer um presídio (no Paraná) que só tem um preso. Nós construímos um sistema penitenciário grande. São Paulo trabalhou. Não fujo do problema, ao contrário do governo federal. Por trás de tudo que está acontecendo no estado, tem tráfico de drogas, de armas e lavagem de dinheiro, que são atribuições federais. Nos últimos dois anos, foram concedidos apenas 27 portes de arma no estado e, mesmo assim, apreendemos uma arma a cada 14 minutos. Todo mundo sabe que é contrabando.'”

 O Globo - Alckmin rebate críticas do ministro da Justiça

Rodrigo March

O candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, rebateu ontem no Rio as críticas do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, que disse que a crise da segurança em São Paulo foi provocada por problemas de gestão no sistema penitenciário. Alckmin, que governou o estado até 31 de março deste ano, quando se desincompatibilizou para concorrer à Presidência, citou resultados de seu governo na área e criticou o governo federal por não arcar com suas atribuições:

— Há 1.500 presos federais nas penitenciárias do estado. Eles levaram quatro anos para fazer um presídio (no Paraná) que só tem um preso. Nós construímos um sistema penitenciário grande. São Paulo trabalhou. Não fujo do problema, ao contrário do governo federal. Por trás de tudo que está acontecendo no estado, tem tráfico de drogas, de armas e lavagem de dinheiro, que são atribuições federais. Nos últimos dois anos, foram concedidos apenas 27 portes de arma no estado e, mesmo assim, apreendemos uma arma a cada 14 minutos. Todo mundo sabe que é contrabando.

Alckmin fez campanha na Zona Sul do Rio ao lado de dois candidatos ao governo do estado. De manhã, falou para deficientes com o candidato de seu partido, Eduardo Paes. À tarde, voltou ao hotel com Denise Frossard, candidata do PPS, que o apóia informalmente.

Segundo Alckmin, o crime organizado está tentando jogar a opinião pública contra o governo paulista:

— Os grandes criminosos estão presos e querem fazer uma guerra de opinião pública para o governo recuar. Mas o governo tem que ser muito firme. A Colômbia perdeu parte de seu território para as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) porque fazia de conta que não tinha problema.

O candidato voltou a lançar suspeita sobre a possibilidade de os ataques terem motivação política, mas não quis responsabilizar o PT.

Arquivo do blog