Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, abril 21, 2006

ELIANE CANTANHÊDE Manual de Campanha

FOLHA
 SÃO PAULO - Encontro num vôo Brasília-São Paulo o deputado Eliseu Padilha (PMDB), ex-ministro de FHC e entusiástico defensor da candidatura Alckmin. Debaixo do braço, ele traz um envelope bem gordo. São as 136 páginas do parecer do procurador-geral Antônio Fernando sobre a "organização criminosa" responsável pelo mensalão, mais 26 páginas destrinchando as acusações.
Padilha condensou itens que vão desde "loteamento de cargos" (3) a "quadrilha" (52), "lavagem de dinheiro" (51) e "desvio de recursos públicos" (21), entre outros, somando cada referência, resumindo cada uma e apontando as respectivas páginas.
Para que serve tudo isso? Para a oposição afiar a língua e preparar os debates e os programas de TV do horário gratuito. Até lá, serve também para assegurar a candidatura própria e os ímpetos lulistas de parte do PMDB, sob o argumento de que, apesar de versões e pesquisas em contrário, as acusações vão pesar sobre as intenções de voto em Lula.
Os PMDBs contabilizam pelo menos 11 Estados em que o partido deve se coligar com o PSDB -em alguns deles, também com o PFL: RS, PR, SC, MS, BA, PE, AL, MA e CE, além de São Paulo. A diferença é que os "tucanos" peemedebistas acham que essa tendência estadual vai afunilar no apoio a Alckmin, enquanto, para "lulistas", uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Pelo sim, pelo não, os presidentes dos três partidos, Tasso, Temer e Bornhausen, andam conversando muito e, aparentemente, sem nenhuma pressa em definir o vice de Alckmin.
A enrolação faz todo o sentido. O PFL racha entre os dois Josés, Jorge e Agripino, para vice de Alckmin. Como se esperasse o PMDB, que vai de uma manobra protelatória a outra.
É que Lula mantém 40%, Alckmin não encosta nele e o PMDB não se define. Aguarda o que vem por aí, com um paradoxo: ele não se define, mas pode definir o jogo. Inclusive se o PFL vai levar mesmo a vice e se a eleição vai ou não para o segundo turno.

@ - elianec@uol.com.br

Arquivo do blog