Entrevista:O Estado inteligente

terça-feira, novembro 22, 2005

LUÍS NASSIF A política e as propostas

FSP
A convenção do PSDB, na semana passada, foi importante para repor a disputa eleitoral no caminho do qual não deveria ter saído: o programático. É hora de cada partido guardar seus pitbulls e começar a discutir a sério o grande desafio nacional: como escapar da armadilha de câmbio e juros na qual o país se meteu com o Plano Real.
Na convenção do PSDB, aliás, num rasgo de sinceridade, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deixou claro qual é o nó nacional, assim como sua impotência e a de seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva, para desatá-lo.
Na verdade, o grande paradigma a ser quebrado, pelo próximo estadista, é muito mais complexo do que as opções até agora colocadas à mesa, de redução de juros e desvalorização do câmbio.
Historicamente, a economia brasileira foi regida por movimentos pendulares, ora em direção à grande empresa nacional (que só começa a tomar contornos de grande nas últimas décadas), ora em direção ao capital financeiro.
Não se analise o capital financeiro apenas pela ótica dos exageros cometidos na última década. O capital industrial é mais sólido, menos fluido. Tem suas vantagens, de não se meter em aventuras, de sua caminhada ser de consolidação, de aprimoramento. E tem sua desvantagem, que é o imobilismo em momentos de crise ou de mudança de paradigmas.
São nesses momentos que o capital financeiro pode ter um papel revitalizador, desde que sua capacidade de aglutinar poupança esteja a serviço de uma visão estratégica de país -e que a taxa de juros não seja tão escandalosamente elevada.
Mesmo nos anos 40 e 50, com um mercado de capitais tosco, foi possível capitalizar muitas empresas e garantir novos empreendimentos e novas frentes pioneiras na economia graças a financistas com visão.
O problema maior, dos tempos atuais, é que o crescimento das grandes corporações criou animais híbridos, que seguem lógicas da produção e da atividade financeira. À medida que se internacionalizam, passam a se guiar por razões de ordem fiscal, por ganhos de eficiência, por agregação de tecnologia que faz com que a soma das partes não seja igual ao todo. Ou seja, um modelo que privilegie a grande empresa, com potencial tecnológico, em detrimento das pequenas (como ocorreu nos últimos dez anos), joga o país em uma encruzilhada. As grandes empresas precisam de escala. São basicamente poupadoras de mão-de-obra. Ao jogarem exércitos de desempregados na rua, podem ganhar eficiência individualmente; mas a economia, como um todo, perde. Há perda de renda, redução do mercado interno, desperdício de mão-de-obra ociosa, provocando o fenômeno da exportação de capital e de empresas.
O fortalecimento do mercado interno, a melhoria de renda, a própria consolidação das grandes empresas no país dependerão de uma mudança radical no modelo, tornando as pequenas e médias empresas o foco central da ação pública.
Seria importante que o PSDB e o PT começassem, desde já, a explicitar suas propostas para as próximas eleições, repondo a disputa política em termos civilizados e propositivos.

Arquivo do blog