Entrevista:O Estado inteligente

quarta-feira, abril 13, 2005

ATOS DE CORAGEM


Souza Dantas (1876-1954)

Um dos principais colunistas do "New York Times", Bob Herbert dedicou seu último texto aos "esforços heróicos" de dois diplomatas, um brasileiro e um português, que salvaram centenas de judeus do nazismo. Destacou o brasileiro, dizendo que o português "já foi amplamente reconhecido".
Chamado de "Schindler do Brasil", Luiz Martins de Souza Dantas, embaixador na França durante a guerra, "ajudou pelo menos 800 judeus a escapar", distribuindo vistos para, entre outros, o ex-diplomata americano Felix Rohatyn, nascido na Polônia. Ele e a família fugiram de Paris e passaram por Marselha, Lisboa, Casablanca e pelo Brasil, até alcançarem os EUA. Para Rohatyn, detalhando a fuga, "foi um milagre".
No site da fundação Raoul Wallenberg, indicada pelo colunista, a biografia de Souza Dantas reproduz outros depoimentos, destacando o do ator e diretor polonês Zbiginiew Zimbienski, que descreve Dantas como "um Quixote". Bob Herbert encerra o texto noticiando um tributo em Nova York e acrescentando:
- Num tempo de guerra, tortura, terror e confusão moral -o presente- pode ser de ajuda olhar para um tempo não tão distante, que foi muito pior, e para os seus atos de coragem sem alarde.
Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Arquivo do blog