Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, outubro 10, 2008

Estreitar os laços

CLIFFORD SOBEL

Como embaixador dos Estados Unidos no Brasil, desfrutei da extraordinária hospitalidade do povo brasileiro. Minha esposa, Bárbara, e eu exploramos a imensa beleza, a diversidade e a cultura deste grande país. Quero que outros americanos vivenciem o mesmo.

Também quero que os brasileiros se deliciem com a riqueza do Vale do Napa, aproveitem a beleza do Parque Nacional de Yellowstone e a arrebatadora paisagem do Deserto Pintado.

Na verdade, milhões de visitantes viajam entre nossos países, e cada um – seja turista, empresário ou estudante – contribui para a nossa dinâmica cultural, educacional e econômica.

Nos últimos três anos, a Missão dos EUA registrou aumento de 300% no número de brasileiros que solicitaram visto para os EUA. E mais americanos visitarão o Brasil.

Nossos governos estão trabalhando para estreitar os laços. No ano passado, especulei sobre a abertura de linhas aéreas entre nossos países. Hoje isso é uma realidade. Em novembro, os governadores Wagner, Campos e Déda vão se juntar a mim para o vôo inaugural de Miami a Recife e Salvador.

Com a crescente onda de viagens entre nossas nações, não é nenhuma surpresa que estejamos buscando formas para facilitar o processo.

Especialmente importante tem sido o apoio das comunidades empresariais brasileira e americana por meio do Fórum de CEOs, que realizou esta semana em São Paulo a sua quarta reunião. Agradeço-lhes por considerar a questão dos vistos essencial ao fortalecimento dos negócios, do comércio e do turismo entre nossos países.

Como resultado, a Missão dos EUA adotou medidas para aperfeiçoar as operações de emissão de vistos. O mutirão inclui um grande aumento de novos funcionários consulares e procedimentos para duplicar o número de vistos processados e reduzir os prazos de espera.

Estamos satisfeitos porque o Brasil iniciou o processo para mudar de 5 para 10 anos a validade dos vistos para os americanos, e os EUA darão a contrapartida. Entendemos que o Brasil é favorável à eliminação de taxas de reciprocidade, o que permitirá aos EUA emitir um visto único para negócios e turismo, reduzindo os custos e o tempo de espera.

Agora, todos os brasileiros podem agendar suas entrevistas em qualquer um dos quatro postos consulares americanos no Brasil. Sugerimos que verifiquem os tempos de espera colocados diariamente no site: http://www.visto-eua.com.br.

Assim, qual será o impacto desse mutirão consular? A Missão dos EUA será capaz de aumentar o número da concessão de vistos dos atuais 2 mil para 3.700 por dia. A longo prazo, prevemos o processamento de 686 mil pedidos de visto por ano.

O esforço vale a pena. É uma grande honra construir pontes entre nossos povos. Acredito firmemente que o intercâmbio entre pessoas é um fator transformador. Os EUA e o Brasil continuarão a apreciar a riqueza e a diversidade que nossas sociedades oferecem uma à outra.

Arquivo do blog