Entrevista:O Estado inteligente

sábado, outubro 18, 2008

Auto-Retrato Jonathan Chase


Divulgação


Olhou para a foto e achou que ele leva jeito de cantor de rap? Acertou. Mas o britânico Jonathan Chase, 28, também é um cientista em formação, com múltiplos interesses – engenheiro aeroespacial, faz pós-graduação em comunicação científica. A convite de uma revista da Nasa, ele gravou um clipe sobre astrobiologia, ou o estudo da vida no espaço, um sucesso no YouTube. Chase falou sobre o seu peculiar projeto de "democratizar o conhecimento científico" através da música com o repórter Carlos Giffoni.

Desde quando você gosta de ciência? Desde criança, quando comecei a ver ficção científica em programas de televisão.

Você era um bom aluno? Tirava notas médias em ciência e em matemática. Nas outras matérias, ia um pouco pior.

Conteúdos complexos como a astrobiologia podem ser realmente assimilados quando cantados num rap? Podem não ficar mais fáceis de entender, mas ficam mais fáceis de lembrar. Qualquer pessoa que escute a música vai ficar sabendo um pouco mais sobre astrobiologia do que sabia antes.

Como seu rap foi recebido nos meios científicos? Todos que trabalham com astrobiologia, incluindo os que não são fãs de rap, gostaram muito. O pessoal da revista da Nasa também. As únicas críticas negativas foram feitas por pessoas que não entenderam o que o rap dizia. Mas posso garantir que cada pedacinho da letra foi tirado de livros de ciência. No YouTube recebi uma mensagem de uma pessoa que não tinha gostado e, depois de explicar alguns conceitos que ela não havia entendido, mudei sua opinião e até recebi um elogio.

Você já tem outros vídeos na manga do jaleco? Tenho feito outros raps educativos com meus amigos e quatro deles devem ser gravados em vídeo em breve.

Já pensou em fazer um rap sobre o bóson de Higgs, a partícula que explicaria o surgimento da matéria no universo? Uma garota chamada Kate McAlpine já escreveu um rap sobre o acelerador de partículas LHC e até trocamos e-mails. Como o assunto é o mesmo, acho que o meu rap sobre o bóson de Higgs pode esperar.

Mesmo assim, dá para tentar fazer uma abertura do que seria o rap de Higgs? No início do universo, quando havia apenas fótons, pode ter vivido o bóson.

Você tem mesmo o jeito de rapper que vemos no vídeo ou, secretamente, usa calça de preguinhas e camisa abotoada até o pescoço? Eu me visto exatamente do jeito que apareço no vídeo. Gosto de roupas largas, nesse estilo mais urbano. Claro que, quando vou à igreja, tenho de me vestir de maneira mais cuidada. E no laboratório também não é bom usar calças caindo, porque podem provocar um acidente. Mas eu não passo muito tempo em laboratórios.

Qual o acontecimento na ciência que mais o impressiona? A transferência de informações proporcionada pela tecnologia móvel me espanta. A possibilidade de se comunicar mesmo na ausência de fios e de dividir informações que tornam a vida mais fácil e ágil é impressionante. Eu gosto de coisas que permitem um acesso mais democrático à informação.

E o que você gostaria de saber que a ciência ainda não descobriu? Gostaria de saber se nós somos ou não os únicos seres no universo, se há vida no universo e se nós conseguiremos encontrá-la. E também tenho muita curiosidade de saber se o homem algum dia vai conseguir viajar à velocidade da luz.

O que deve ser dito aos estudantes que odeiam ciências? Tentaria mostrar a eles que o conhecimento científico não é produzido apenas por cientistas. Pessoas comuns podem descobrir, produzir e fornecer muitas informações novas.

Arquivo do blog