Entrevista:O Estado inteligente

sábado, agosto 23, 2008

RADAR

ljardim@abril.com.brLauro Jardim 

ljardim@abril.com.br


• Moda

Fabiano Accorsi
Plano ambicioso Nizan Guanaes também quer entrar na SPFW, que acabou de compartilhar seu controle


Em outra passarela

Na última semana, Paulo Borges passou a dividir o controle da SP Fashion Week, criada por ele, com a InBrands, que pertence à PCP, formada por ex-sócios do Pactual. Parecia mudança suficiente. Mas outra novidade apareceu no caminho da SPFW. Assim que soube da transação, Nizan Guanaes entrou no circuito. Nizan, que está à frente da Rio Summer, vem conversando com Borges e com a InBrands para virar sócio e juntar ambas as feiras num só negócio.

 

• Brasil

Superpopulação no palácio
Uma superpopulação de garças e biguás no Palácio da Alvorada está preocupando Lula. As fezes dessas aves têm matado as árvores que ficam atrás do palácio, junto ao Lago Paranoá, pertinho de onde o presidente costuma pescar. Lula vai pedir ao Ibama uma solução para o problema.

Prisão domiciliar
O senador Demóstenes Torres vai propor uma alteração no Código de Processo Penal que promete muita polêmica. No relatório que apresentará à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) logo após as eleições, Demóstenes vai sugerir que a prisão de idosos e doentes terminais seja sempre domiciliar. A idéia é tornar lei uma medida que já é adotada com freqüência e que teve entre seus beneficiários mais ilustres o notório Nicolau dos Santos Neto, o Lalau.

 

José Cruz/ABR
Valor salgado 
Um ato da Câmara, de 1983, determina que Arlindo Chinaglia pague integralmente os tratamentos de saúde dos deputados

• Câmara

Uma conta de UTI de 1 milhão de dólares
Arlindo Chinaglia tem um problemão nas mãos. Um pepino equivalente a 1 milhão de dólares. Essa é a conta apresentada pelo Hospital do Coração, de São Paulo, para os 36 dias em que o deputado Ricardo Izar (PTB-SP) ficou internado na UTI do hospital, entre 28 de março e 2 de maio, quando morreu. Pelos estatutos da Câmara, o tratamento é inteiramente custeado por ela. Impressionado com a conta, Chinaglia vai enviar representantes para conferir os procedimentos médicos, negociar uma redução no valor e saber por que Izar não deu entrada no Hospital do Coração com o convênio que a Câmara tem com o hospital.

Sérgio Lima/Folha Imagem
36 dias na UTI O custo da internação de Izar foi de 28 000 dólares por dia

 

• Economia

De volta ao jogo
A nova empresa de investimentos de André Esteves, ex-UBS Pactual, já tem nome – e em inglês:Banking and Trading Group, que no dia-a-dia será conhecido pela sigla BTG. Na quarta-feira, o UBS virou sócio minoritário do BTG. Além disso, o banco suíço distribuirá os fundos da companhia na Europa e nos EUA.

Os deputados e o pré-sal
Só se fala no tesouro submerso da camada pré-sal. E os deputados, o que pensam disso? Uma pesquisa feita pela Arko Advice entre 19 e 20 de agosto com cinqüenta deputados que integram a chamada elite da Câmara revela que eles estão divididos: 48% dos entrevistados concordam com a criação de uma estatal para administrar o pré-sal e 40% acham que não é necessário.

Novo presidente
Ricardo Carvalheira é o novo presidente executivo da Starbucks. Peter Rodenbeck, que assumiu a presidência da Starbucks em 2007 com a morte de sua mulher, Maria Luisa, volta a dedicar-se integralmente ao comando da holding, que inclui a rede Outback.

 

Divulgação
Criança? Tô fora Xuxa fará um programa para adultos na TV argentina

• Televisão

À noite, na Argentina 
Depois de dezesseis anos longe da TV argentina (ela era a queridinha de Carlos Menem, lembram-se?), Xuxa vai voltar ao ar. Ela assinou um contrato para fazer um programa semanal no Canal 13, que será transmitido para vários países da América do Sul a partir de março. E a novidade é o horário: aos domingos, entre 8 e 10 da noite. No início, Xuxa irá semanalmente a Buenos Aires para gravar.

 

 

 

 

Com Paulo Celso Pereira

Arquivo do blog