Entrevista:O Estado inteligente

terça-feira, agosto 26, 2008

China:Faltou o mais importante


 
25/08/2008 Prosa & Politica
Faltou o mais importante

(Giulio Sanmartini) Com mão de ferro, o governo chinês conseguiu maquiar o quadro caótico de poluição, calor, falta de liberdade de imprensa e vigília constante às ações da população local e dos estrangeiros.

Após ter problemas com altos índices de poluição e com uma série de protestos a favor da causa tibetana durante a volta da tocha olímpica pelo mundo, o governo de Pequim resolveu agir e montou um esquema especial para esconder alguns problemas.

Para evitar que a capital chinesa se transformasse em um palco de manifestações por inúmeras causas, a polícia foi à casa de diversos ativistas nas semanas anteriores à Olimpíada pedindo que eles saíssem da capital.

Quem não aceitou o exílio voluntário acabou preso --havia pelo menos 30 pessoas em prisão domiciliar durante os Jogos.

Entre os assuntos vetados estavam protestos, problemas de segurança ou qualquer emergência que ocorresse em uma competição. A lista também vetava qualquer reportagem sobre a censura à internet que vigora na China.

A censura a alguns sites foi um dos problemas enfrentados pelos jornalistas estrangeiros antes do início dos Jogos. Ao contrário do que havia prometido o COI (Comitê Olímpico Internacional), o Governo chinês bloqueou alguns conteúdos. As restrições foram caindo aos poucos, depois de inúmeras reclamações.

Por Isso não fica difícil entender, porque as festas estavam lindas, mas faltava o essencial: a emoção.

(*) Foto: Polícia chinesa vai agir com rigor para manter a ordem durante as Olimpíadas

Arquivo do blog