editorial |
O Estado de S. Paulo |
13/11/2007 |
Não é por simples coincidência que, das 20 melhores rodovias do País, de acordo com a classificação da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) - que pesquisou 87.592 quilômetros de estradas pavimentadas -, 19 são operadas por empresas particulares. Também não é por coincidência que essas 19 rodovias estão em São Paulo (há apenas um trecho em outro Estado, que é o segmento situado do lado de Minas Gerais da ligação São Paulo-Uberaba). O fato de São Paulo ter a quase totalidade das rodovias de melhor qualidade, oferecendo mais segurança e conforto aos usuários, é decorrência da política adotada pelo governo estadual há alguns anos, de transferir para o setor privado um serviço que não tinha mais condições de administrar satisfatoriamente por falta de recursos próprios. A excelente classificação das rodovias paulistas privatizadas é mais uma prova do acerto do programa de concessão, para empresas privadas, da operação, conservação, melhoria e, em alguns casos, extensão de trechos da malha rodoviária estadual. A única ligação rodoviária, entre as 20 melhores do País, ainda operada pelo setor público é a São Paulo-Belo Horizonte, que faz parte do lote de rodovias federais que, finalmente, o governo Lula decidiu transferir para a administração privada. As ligações consideradas de ótima ou boa qualidade pela CNT são apenas 34, numa lista de 109 pesquisadas durante um mês e meio por equipes de campo que avaliaram o pavimento, a sinalização, o traçado e o estado geral da estrada. Também no caso dessas 34 estradas consideradas boas, é amplo o predomínio das operadas pelo setor privado: são nada menos do que 25, contra apenas 9 sob controle do setor público. Se o governo federal tivesse se convencido mais cedo das vantagens da privatização, seguramente o estado da malha rodoviária nacional não seria tão ruim quanto é. Praticamente três quartos de toda a malha percorrida pelas equipes da CNT - que fotografaram pontos críticos usando satélites - foram classificados como deficientes, ruins ou péssimos. Ou seja, apenas pouco mais de um quarto (ou 26,1%) da malha pesquisada foi considerado de qualidade ótima ou boa. São 22.893 quilômetros, de um total de 87.592 quilômetros percorridos pela CNT. Essa pesquisa é feita anualmente. Em 2003 foram avaliados 56.798 quilômetros de estradas asfaltadas. Desde 2004, a pesquisa inclui toda a malha federal pavimentada. Mas o total pesquisado vem crescendo seguidamente, por causa da incorporação de estradas estaduais e a ampliação da malha federal. Os resultados, entretanto, vêm se repetindo, numa demonstração de que até agora o governo não vinha considerando o problema prioritário. As estradas consideradas deficientes, ruins ou péssimas oscilaram de 74% do total pesquisado em 2003 para 74,7% em 2004, 72,0% em 2005, 75,0% em 2006 e 73,9% neste ano. Qualquer dos números mostra uma malha ruim, que resulta em riscos elevados, desconforto e alto custo para seus usuários. Considerando-se que a maior parte do transporte de carga no País é feita por estradas de rodagem, pode-se ter idéia de como o mau estado das rodovias encarece o produto brasileiro. A CNT calcula que, para melhorar a malha rodoviária, são necessários investimentos de quase R$ 25 bilhões. A Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), que incide sobre os combustíveis, criada para financiar programas rodoviários, poderia suprir esses recursos. De 2002 a setembro de 2007, segundo a CNT, esse tributo rendeu R$ 43,8 bilhões. Mas pequena parcela dessa receita teve a destinação devida. Neste ano, por exemplo, o governo federal reservou, de seu orçamento, R$ 7,95 bilhões para o transporte rodoviário; até setembro, só R$ 4,7 bilhões estavam empenhados e apenas R$ 1,36 bilhão tinha sido efetivamente pago. A demonstração de que a precariedade da malha rodoviária é o resultado da combinação de insuficiência de recursos públicos com a ineficiência do governo só pode levar a uma conclusão: é preciso acelerar os programas de privatização de rodovias. |
Entrevista:O Estado inteligente
- Índice atual:www.indicedeartigosetc.blogspot.com.br/
- INDICE ANTERIOR a Setembro 28, 2008
terça-feira, novembro 13, 2007
Privatizadas são melhores
Arquivo do blog
-
▼
2007
(5161)
-
▼
novembro
(510)
- Míriam Leitão - A verdade de L.
- Merval Pereira - Disputa de poder
- Luiz Garcia - No Pará, no Rio
- Eliane Cantanhede - "Chique"
- Dora Kramer - Fora da agenda
- Clóvis Rossi - O câncer e o PT
- Celso Ming - Vento do medo
- Muy amigos...
- A truculência de Chávez
- Caras emoções baratas - Nelson Motta
- Lula não confia nos oprimidos: sobe hoje a favela ...
- Sarkozy: 'Distúrbios não são crise social'
- 30 de novembro
- O ataque fascistóide de Lula ao DEM
- OS PATIFES DAS ZAMÉRICAS
- Alberto Tamer - Brasil, feliz, não vê mais nada
- O pior entre os melhores
- Míriam Leitão - Mundo novo
- Merval Pereira - A reboque
- Eliane Cantanhede - Chávez e as Farc
- Dora Kramer - Tiros no peito
- Clóvis Rossi - Exaltação da mediocridade
- Celso Ming - Força nova
- Contra o interesse nacional
- Clipping 29 de novembro
- Míriam Leitão - Em três dimensões
- Merval Pereira - Continente em transe
- Dora Kramer - Debilidade funcional
- Celso Ming - A salvação vem das Arábias
- Clipping 28 de novembro
- AUGUSTO NUNES -Três retratos 3x4 da geléia tropical
- FHC rebate Lula e diz que ?não pode haver preconce...
- DORA KRAMER Notícias do palácio
- Merval Pereira - O plano B
- Míriam Leitão - Licença para gastar
- Clipping 27 de novembro
- Rubens Barbosa,O DIFICIL CAMINHO DA MODERNIZACÃO
- Clipping 26 de novembro
- Ainda FHC, Lula, os educados e os tontons-macoutes...
- DANUZA LEÃO
- FERREIRA GULLAR Rumo à estação Lulândia
- ELIANE CANTANHÊDE Exceção
- Clovis Rossi-O diploma e o lado
- Miriam Leitão Ampliar o debate
- O GLOBO ENTREVISTA LULA
- O GLOBO ENTREVISTA Luiz Inácio Lula da Silva
- Merval Pereira Submarino nuclear
- João Ubaldo Ribeiro Aqui da minha toca
- DANIEL PIZA
- Estadão entrevista Ronaldo Sardenberg
- Alberto Tamer Dólar e petróleo ameaçam o Brasil
- Mailson da Nóbrega
- Democracia ferida
- Celso Ming O desequilíbrio do ajuste
- DORA KRAMER Sem o cheque, resta o choque
- Vergonha nacional
- Tucanos perdidos na floresta
- Quem ganhou com as privatizações
- Entre aloprados e pajés
- Tratamentos a Lula e Azeredo contrastam
- VEJA Carta ao leitor
- VEJA Entrevista: Saulo Ramos
- MILLÔR
- Stephen Kanitz
- Radar
- André Petry
- Diogo Mainardi
- Roberto Pompeu de Toledo
- O PSDB renova seu discurso de oposição
- Projeto liquida com o cargo de suplentes
- A queda do ministro Mares Guia
- Renan Calheiros: a novela continua
- Adolescente é estuprada em cadeia do Pará
- Fechado o restaurante do denunciante do mensalinho
- França Sarkozy enfrenta sindicatos com o apoio ...
- Desbaratada a quadrilha de Fernandinho Beira-Mar
- Nos EUA, quem bebe e dirige é punido
- O carro islâmico da Malásia
- Grandes lojas aderem ao ritmo fast-fashion
- O celular que funciona como cartão eletrônico
- A escova de dentes que dispensa a pasta
- A Amazon lança aparelho que recebe livro digital
- Encontrada a gruta de Rômulo e Remo
- Thiago Pereira, nosso recordista mundial de natação
- A guerra contra a garrafa plástica de água mineral
- Estudo põe em xeque o programa brasileiro antitabaco
- Agora, a FDA aperta o cerco contra o sal
- Células-tronco são obtidas a partir de células da ...
- O que pensam os militares brasileiros
- Michel Schlesinger: um jovem na Congregação Israelita
- O significado da desvalorização do dólar
- Interferência política e concessão de empréstimos
- As opções de cirurgia para a correção da vista
- Cuidados com os olhos no verão
- Einstein – Sua Vida, Seu Universo, de Walter Isaacson
- A Economia em Machado de Assis
- A Mídia do Golpe e A Mídia do Contragolpe
- Lula reage a FHC — “reservadamente”, é claro...
- Merval Pereira Reforçando a defesa
- Celso Ming Vai mudar a economia?
-
▼
novembro
(510)
- Blog do Lampreia
- Caio Blinder
- Adriano Pires
- Democracia Politica e novo reformismo
- Blog do VILLA
- Augusto Nunes
- Reinaldo Azevedo
- Conteudo Livre
- Indice anterior a 4 dezembro de 2005
- Google News
- INDICE ATUALIZADO
- INDICE ATE4 DEZEMBRO 2005
- Blog Noblat
- e-agora
- CLIPPING DE NOTICIAS
- truthout
- BLOG JOSIAS DE SOUZA