Quem são os culpados
Do blog Verbo Solto do jornalista Luiz Weis:
A enormidade da catástrofe de Congonhas deixa pouca motivação para analisar a letra miúda do tratamento que ela recebeu dos jornalões de hoje (18/7).
Mas não se pode deixar de registrar a rata da manchete do Estado: "176 mortos na maior tragédia aérea do País".
Ora, 176 era o número de pessoas a bordo do vôo 3054 que os jornais dispunham na hora do fechamento. [Hoje a TAM corrigiu para 186.] Inexplicavelmente, o redator do Estado ignorou os mortos nas instalações atingidas pelo Airbus e, eventualmente, nas cercanias.
À parte isso, não seria justo cobrar da imprensa que já ontem opinasse sobre a tragédia. Isso se verá nos diários de amanhã. Será um desapontamento se eles não chamarem as coisas - no caso, os responsáveis - pelos nomes.
São a Anac, que faz o que as aéreas querem; a Infraero, que é um poço de politicagem e corrupção; a Aeronáutica, que não conseguiu melhorar em nada a segurança de vôo no país desde o desastre da Gol, em setembro do ano passado; a Defesa, que não apita nada no pedaço; o presidente da República, mais perdido diante do apagão aéreo do que passageiro em dia de vôos cancelados; e, por último, mas de modo algum menos importante, o capitalismo selvagem praticado pelas companhias que mandam e desmandam na aviação civil brasileira.
Sem essa canga de infortúnios, de há muito Congonhas estaria em fase de desativação. E em hipótese alguma, se ainda não estivesse, seria liberada sem as ranhaduras a "reformada" pista principal do aeroporto, com seus míseros 1.900 metros. Bem que em fevereiro um juiz tentou impedir que Boeings e Airbuses usassem Congonhas.
Ontem, pode ter havido falha humana ou mecânica no pouso do 3054. Mas parece óbvio que se a pista estivesse em ordem o desfecho seria outro: ainda que sobreviesse o pior, ficaria confinado ao aeroporto.
Os pilotos estão carecas de conhecer a realidade de Congonhas. Mas, como diz o agente de Segurança de Vôo do sindicato dos aeronautas, Carlos Camacho, "ninguém quer abrir mão dos lucros".