Entrevista:O Estado inteligente

quarta-feira, abril 04, 2007

PRESSIONADO POR MILITARES, LULA CANCELA ACORDO COM CONTROLADORES




O Estado de S. Paulo
4/4/2007

Governo também recua de proposta de desmilitarizar já o controle aéreo, que só avança se mantida ‘normalidade’Posse de militar no Estado-Maior da Aeronáutica vira ato de desagravo ao comandante Juniti Saito

Oposição se reúne com presidente interino do Supremo e pede agilidade no julgamento da CPI do Apagão Aéreo

O presidente Lula recuou do acordo feito pelo governo e endureceu com os controladores de vôo depois de ter sido pressionado pelos comandantes militares. Apesar de ter prometido abrir negociação salarial com os controladores e rever eventuais punições, o presidente não teve como resistir ao pedido dos chefes militares pelo restabelecimento imediata da disciplina e da hierarquia, após a paralisação de sexta. Ontem, o governo recuou também da proposta de desmilitarizar já o controle aéreo.Sinal da união das Forças Armadas no episódio foi o fato de uma posse no Estado-Maior da Aeronáutica ter virado ato de desagravo ao brigadeiro Juniti Saito. Depois de defender “princípios basilares da hierarquia e disciplina”, o comandante da Aeronáutica recebeu um aplauso longo, que o deixou emocionado. Em seguida, foi efusivamente cumprimentado pelos militares presentes, sob o olhar impressionado do ministro Waldir Pires.

O ministro Paulo Bernardo - que na sexta-feira se comprometeu com a não-punição dos controladores que suspenderam suas atividades - ontem se reuniu com representantes do setor. Saiu convencido de que não haverá paralisação na Páscoa e sinalizou que, mantida a normalidade, o governo voltará a fazer a desmilitarização avançar. O Planalto conta que, em caso de emergência, poderá remanejar controladores ligados a operações militares - mas a medida demanda treinamento de um mês.Parlamentares da oposição ontem se reuniram com Gilmar Mendes, presidente interino do Supremo Tribunal Federal, para pedir agilidade no julgamento do recurso pela CPI do Apagão Aéreo.

Arquivo do blog